Correio Popular Notícia




Semusa realiza Campanha de Combate à Dengue

Data da notícia: 28/11/2012
Foto:

(Da Redação) As equipes da Divisão de Controle de Vetores da SEMUSA (Secretaria Municipal de Saúde) realizaram na manhã de ontem (28) a Campanha de Combate à Dengue, com o tema Evitar a Dengue é o dever de todos, em Ji-Paraná. As equipes fizeram pit stop nos principais pontos do município. ?A ação tem o objetivo orientar a população sobre como prevenir os focos do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue. Com as nossas ações educativas conseguimos manter a dengue sob controle?, afirmou o secretário municipal de Saúde, médico Abrahim Chamma.

[IMG]http://www.correiopopular.net/LKN/Minhas Imagens/20121129-152.jpg[/IMG] Durante a campanha, as equipes distribuíram panfletos, colocaram faixas, sensibilizaram a comunidade, entre outras atividades. ?A Semusa realiza diariamente um trabalho de prevenção e controle à Dengue, intensificando as ações principalmente no período chuvoso. Combater a dengue precisa ser um hábito?, salientou o secretário de Saúde, chamando a população à parceria na erradicação do vetor transmissor da doença.
O trabalho de combate e prevenção do mosquito é realizado pelos agentes de saneamento da Vigilância Ambiental em Saúde, pela equipe da Divisão de Educação Permanente em Saúde, pelos agentes de Saúde, pela equipe da Divisão de Vigilância Epidemiológica, entre outros, além da participação ativa da comunidade.
Abrahim Chamma disse que os profissionais da Saúde envolvidos nas ações de combate a dengue realizam palestras educativas nas escolas, visitas domiciliares, confeccionam tampas para fossas e reservatórios, recolhem lixo, pneu e entulho em residências, comércios, empresas públicas e privadas, entre outras atividades. ?A população pode colaborar, também, avisando os agentes quando encontrar focos do mosquito. Os agentes farão um bloqueio na área e passarão o veneno para matar os mosquitos?, disse Chamma.
A dengue é uma doença febril aguda causada por um vírus de evolução benigna, na maioria dos casos, e seu principal vetor é o mosquito Aedes aegypti, que se desenvolve em áreas tropicais e subtropicais. O vírus causador da doença possui quatro sorotipos: DEN-1, DEN-2, DEN-3 e DEN-4. A infecção por um deles dá proteção permanente para o mesmo sorotipo e imunidade parcial e temporária contra os outros três. Existem duas formas de dengue: a clássica e a hemorrágica.
?Além do trabalho da equipe da Semusa, é fundamental que a população colabore promovendo a limpeza dos pátios e quintais de modo a não deixar recipiente que acumule água, principal local de reprodução do mosquito?, pediu o secretário de Saúde.

SINTOMAS - Os principais sintomas da doença são os seguintes: febre alta com início súbito, forte dor de cabeça, dor atrás dos olhos, perda do paladar e apetite, manchas e erupções na pele semelhantes ao sarampo, principalmente no tórax e membros superiores, náuseas e vômitos, tonturas, extremo cansaço, moleza e dor no corpo, e, ainda, muitas dores nos ossos e articulações. ?Ao ser observado o primeiro sintoma deve-se buscar orientação médica em uma das Unidades Básicas de Saúde (UBS)?, orientou Abrahim Chamma. Com informações da Ascom/Semusa.

Fonte:






Noticia vista 1415 vezes


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.