Só Rondônia é que perde...
* Sandro Paio
Depois de quase uma semana do episódio, apesar do que alguns ainda possam dizer por aÃ, o que se pode afirmar é que todo o Estado de Rondônia viu com muito desprezo, o inÃcio da guerra deflagrada no último final de semana entre o presidente da Assembleia Legislativa, deputado HermÃnio Coelho, e o governador Confúcio Moura. à verdade que bem mais por vontade do primeiro do que do segundo.
O triste episódio, que, de produtivo para o Estado de Rondônia não trouxe nada, com certeza, está sendo rejeitado pela maioria da população rondoniense, de Vilhena a Porto Velho, de Costa Marques a Machadinho. A princÃpio, por uma só razão: o cidadão rondoniense já não aguenta mais esta linha de polÃticos afeitos a bravatas e denúncias irresponsáveis que assolou o Estado nos últimos anos. Afinal, quem quer seriedade para uma denúncia verdadeira não procura a imprensa, mas sim os poderes constituÃdos para recebê-las, ou seja, a polÃcia, o Ministério Público ou a própria Justiça.
Quando uma denúncia não é feita diretamente a nenhum destes órgãos, o que fica demonstrado de forma cabal é a verdadeira intenção do denunciante, ou seja, ganhar um espaço na mÃdia a qualquer custo. Basta lembrar os vexames que Rondônia teve que passar com as denúncias de um Ivo Cassol em busca de mÃdia nacional... Chega! Não é esse o tipo de polÃticos que o povo quer para Rondônia.
Se formos analisar as atitudes impensadas, e diria até intempestivas, como as que o deputado HermÃnio protagonizou, a verdade é que chegaremos à conclusão que as suas denúncias visaram apenas ocultar as suas reais intenções, as quais, com certeza, ninguém em Rondônia as verá estampadas nas manchetes de websites e jornais.
Quem vive no mundo da polÃtica e do jornalismo há tanto tempo quanto eu, há de se lembrar que já vimos a mesma estratégia ser usada várias outras vezes, e o que é pior, nunca dá o resultado que o seu articulador deseja. Será que os assessores do deputado (e olha que não são poucos) não sabiam disso, ou não quiseram orientá-lo??? Se o deputado e seus assessores tem conhecimento real de fatos que comprometem quem quer que seja da esfera administrativa rondoniense por que não tomar as medidas cabÃveis que isto requer, ao invés de transformá-las em denuncismo vazio???
Não conheço o presidente da Assembleia, nem tampouco sua assessoria, mas a sua infeliz atitude, e se ele não tomar muito, mais muito cuidado mesmo, indicam que ele pode acabar indo parar na mesma vala comum do ostracismo, onde foram parar, num passado bem recente, alguns de seus ex-colegas presidentes da Assembleia Legislativa (dentre os quais alguns chegaram a dividir os holofotes das páginas policiais fazendo corar de vergonha até mesmo alguns bandidos e malfeitores).
Com polÃticos agindo assim, sempre com o pensamento voltados para si mesmo e seus interesses pessoais e de grupos, só a população do Estado de Rondônia é quem perde.
* Sandro Paio é jornalista e publicitário.
...