Correio Popular Notícia



INAUGURAÇÃO
Ji-Paraná ganha mais uma vara da Justiça Federal

Data da notícia: 01/12/2012
Foto:

(Da Redação) O município de Ji-Paraná ganhou mais uma vara da Justiça Federal. Foi inaugurada na última quinta-feira (29), a 2ª Vara Federal da Subseção de Ji-Paraná. A solenidade foi acompanhada pelo presidente do Tribunal Regional da 1ª Região, desembargador Mário César Ribeiro, o diretor do foro da Seção Judiciária de Rondônia, Rodrigo de Godoy Mendes, o diretor da Subseção Judiciária de Ji-Paraná, juiz federal Flávio da Silva Andrade e o prefeito José de Abreu Bianco (DEM), entre outras autoridades.

[IMG]http://www.correiopopular.net/LKN/Minhas Imagens/20121201-131.jpg[/IMG] A nova vara deve abranger 34 municípios e terá competência geral e de juizado especial federal cível e criminal. ?Metade do acervo de 13.768 processos que tramitam na 1ª Vara e no Juizado Especial Federal desta subseção passa para a nova vara ora instalada, que está apta a funcionar, dando mais um passo no sentido de ampliar a atuação da Justiça Federal neste estado e de abreviar a tramitação dos feitos aqui em Rondônia?, assinalou o desembargador Mário César Ribeiro.
A relevância do município para o desenvolvimento de todo o estado de Rondônia foi ressaltada pelo presidente Mário César Ribeiro, durante a solenidade de instalação da nova vara. ?Ji-Paraná é um município jovem, que completou 35 anos no último dia 22 de novembro e tem uma economia crescente, englobando todos os setores, desde o agronegócio, o comércio, a indústria e o setor de serviços, e detém o segundo maior PIB do estado?.
Para o diretor do foro da Seção Judiciária de Rondônia, Rodrigo de Godoy Mendes, a 2ª vara ?surge em um período de interiorização da Justiça Federal. Em um estado, como Rondônia, em que os municípios são separados por longas distâncias, é louvável o processo de interiorização da Justiça Federal que permite, principalmente ao jurisdicionado de menor poder aquisitivo ? o maior cliente dos juizados especiais federais ?, demandar por seus direitos mais fundamentais?, assegurou.
De acordo com o José de Abreu Bianco, o funcionamento da nova vara federal é a consolidação da liderança do município no processo ?desenvolvimentista? de Rondônia. O prefeito explicou que o município já conta com duas varas do Trabalho e é a única cidade do interior a ter uma Comarca de 3ª Entrância, desde 2006. ?Antes de Ji-Paraná, só Porto Velho?, garantiu, ressaltando ainda outros aspectos.

NOVA VARA - ?A abrangência de 34 municípios trará mais pessoas para a nossa cidade que está pronta para recebê-los?, reconheceu o prefeito de Ji-Paraná. Considerando questões econômicas, Bianco observou também que os novos servidores terão de adquirir ou alugar imóveis, providenciar escolas para os filhos e realizar compras para iniciar suas atividades. Em 2006, a prefeitura de Ji-Paraná doou área à Justiça Federal para construção de sua sede.
A nova vara será conduzida, em princípio, pelo diretor da Subseção Judiciária de Ji-Paraná, juiz federal Flávio da Silva Andrade e contará com 13 servidores empossados na quinta-feira. O atendimento ao público externo ocorrerá a partir do dia 6 de dezembro, em função de medidas administrativas que ainda estão sendo tomadas para o funcionamento pleno da circunscrição judicial. Com informações Jairo Ardul/Assessoria.

Fonte:






Noticia vista 1851 vezes


Compartilhe com seus amigos:
 





www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.