R$ 2,8 milhões já foram distribuídos para escolas em 2008
Mais de 230.000 alunos da rede pública estadual em todos os 52 municípios foram beneficiados este ano com a transferência de R$ 2,763 milhões diretamente para as contas-correntes de 287 escolas, autorizada pelo Executivo estadual e realizada pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc).
Oriundos de receitas próprias, os recursos estão sendo aplicados no Programa de Desenvolvimento da Educação (PDE), iniciativa que busca fazer com que, até 2010, e em conjunto com uma série de outros programas simultâneos de apoio à educação, todas as escolas de Ensino Fundamental e Médio de Rondônia atinjam o grau de avaliação 6,0 do Ministério da Educação, expresso através do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).
Os números foram divulgados nesta terça-feira, em Ji-Paraná, na abertura do ?Encontro para Formação em Monitoramento do PDE?, que reuniu representantes de secretarias municipais de Educação, diretores de escolas, coordenadores locais do membros do Comitê Estratégico Municipal-PDE, vindos de 25 municípios da região central e do Vale do Guaporé, reunidos nos hotéis Maxim´s/Sol Nascente.
?O que falta na escola? O que causa o travamento do processo de ensino-aprendizagem? Ninguém melhor que a própria comunidade escolar para responder a essas questões, por isso, o PDE é uma ferramenta de gestão estratégica muito eficiente para reduzir os índices de evasão, a reprovação por série e por disciplina e dirimir outras questões do ambiente acadêmico?, explica a Profª. Ana Lúcia Pacini, coordenadora do Fundescola em Porto Velho e uma das responsáveis pelo evento em Ji-Paraná.
...