Correio Popular Notícia



TECNOLOGIA
Instituto Marechal Rondon realiza exposição de robótica

Data da notícia: 15/12/2012
Foto:

>O projeto tem o incentivo do Governo de Rondônia e do Governo Federal, através do MEC
(Josias Brito) O Instituto de Ensino Marechal Rondon, em Ji-Paraná, realizou ontem (14), a exposição dos trabalhos de robótica desenvolvidos na unidade escolar, com a coordenação da professora de Alta Habilidade e da oficina de robótica, Maria do Socorro. O evento aconteceu na quadra de esporte da escola e, reuniu diversos projetos criados pelos próprios alunos. O Instituto Marechal Rondon é a única escola do município a desenvolver o projeto de robótica.

[IMG]http://www.correiopopular.net/LKN/Minhas Imagens/20121215-151.jpg[/IMG] De acordo com a vice-diretora do instituto, Cristina Paio, o projeto é muito positivo e surpreendente a todos pela criação dos alunos. ?São trabalhos perfeitos feitos pelos próprios alunos do sexto ao nono ano da escola?, enfatizou.
A vice-diretora disse que estes alunos antes, eram tratados como pessoas especial ou superdotadas, hoje são classificadas como de ?Alta Habilidade?, já que se destacam que várias áreas escolares. ?Nós não tínhamos noção do tamanho e potencial dos alunos, a cerca da robótica. As atividades são um incentivo para eles continuarem nessa caminhada. Esta é a primeira vez que é realizado a exposição em Ji-Paraná e, para 2013, a direção, como apoio dos Governos Estadual e Federal, pretende ampliar este projeto?, relatou.
Segundo a professora Maria do Socorro, uma das coordenadoras do projeto de Alta Habilidade, o projeto é visto com muita alegria pelos alunos, visto que é desenvolvido por um colégio público, no interior do estado. ?Nosso trabalho na frente, tanto da oficina como da equipe de Alta Habilidade, vem justamente auxiliar para que a robótica chegue as escolas públicas, dos estados e dos municípios. Procuramos mostrar que a robótica é possível, utilizando materiais de sucata e de baixo custo. Essa garotada é muito capaz para realizar trabalhos, já que o mercado está carente de profissionais na área tecnológica?, ressaltou.
O projeto contou com a participação de 20 alunos, que estão divididos em grupos de quatro pessoas, sendo que cada um tem uma função essencial no grupo. ?As criações dos alunos foram todas maravilhosas?, destaca a professora.
Maria do Socorro frisou que o projeto, tanto no Instituto Marechal Rondon, como em outras 10 escolas do estado, começou a ser implantado no mês de junho deste ano, quando a convite da SEDUC (Secretaria de Estado da Educação) foi realizado, na Escola de Ensino de Tempo Integral Anísio Teixeira, em Porto Velho, a 1ª Formação Pedagógica na Área da Robótica Educacional como Ferramenta Pedagógica. Durante o curso, a equipe técnica e os professores tiveram o primeiro contato com o kit de robótica, onde foi possibilitado conhecer todas as utilidades para posteriormente aplicá-las como ferramenta pedagógica nas aulas.
Segundo a professora, a robótica é uma ferramenta do novo milênio e o seu ensino nas escolas tem como proposta multidisciplinar o destaque para a aplicação de conhecimentos de microeletrônica (peças eletrônicas do robô), noções de computação (softwares), lógica de programação, engenharia mecânica (projeto de peças mecânicas do robô), física cinemática (movimentos e articulações do robô), matemática, inteligência artificial, dentre outros saberes. ?Essas ferramentas são valiosíssimas para despertar a curiosidade e o interesse dos estudantes para novas tecnologias e o avanço do conhecimento em outra dimensão?, frisou.

ROBÓTICA - A robótica é a ciência que estuda a montagem e a programação de robôs, que são caracterizados como dispositivos autônomos reprogramáveis controlados por um programa de computador. O ato de construir e programar um robô exige a combinação de conhecimentos de diversas áreas, o que dá à robótica um caráter multidisciplinar e pode ser utilizada como uma ótima ferramenta de auxílio ao ensino.
Juntando a teoria, à prática é capaz de desenvolver nos estudantes alguns conceitos que as demais disciplinas quase não abordam, como: trabalho em equipe, autodesenvolvimento, capacidade de solucionar problemas, senso crítico, integração de disciplinas, exposição de pensamentos, criatividade, autonomia e responsabilidade, postura empreendedora e, ainda, por tratar-se de uma área multidisciplinar, a robótica estimula os alunos a buscarem soluções que integram conceitos e aplicações de outras disciplinas envolvidas, como matemática, física, mecânica, eletrônica, design, informática, entre outras.

Fonte:






Noticia vista 1693 vezes


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.