NOTAS DOS MUNICÍPIOS
PORTO VELHO I
Cerca de 400 toneladas de lixo são recolhidas das ruas de Porto Velho diariamente, uma média de 9 mil toneladas por mês ou 108 mil toneladas por ano. Para dar conta dessa demanda, a prefeitura conta com uma frota de 14 caminhões, dois micro coletores, 31 motoristas para o suporte na coleta e 91 funcionários que trabalham diretamente na coleta. Com a chegada dos novos veículos a prefeitura vai poder reforçar a coleta domiciliar nos bairros dessas duas áreas. Ele também afirmou que já foi expedida a Ordem de Serviço para a ampliação da coleta seletiva para 100% dos bairros da cidade. Hoje a coleta atende 17 bairros. ?Sabemos que esse ainda não é o número ideal de funcionários para realizar o serviço. Mas estamos adotando medidas como dividir as regiões de grande concentrações urbanas como as zonas sul e leste, as mais populosas da cidade, a fim de que esse trabalho seja realizado de forma satisfatória. E para os próximos dias estão chegando mais 2 caminhões coletores que aumentará nossa frota para 16 veículos?, adiantou o secretário Wilson Correia, da SEMUSA (Secretaria Municipal de Serviços Básicos).
PORTO VELHO II
Mas no momento, a preocupação é com os festejos de final de ano como o Natal e o Ano Novo. Nessa época a coleta chega a aumentar em torno de 20%. O secretário lembrou que em função dessas festividades, o volume de resíduos sólidos produzidos chega a triplicar em relação aos dias normais. Daí a preocupação com a possibilidade de acúmulo de lixo nas ruas e em frente às residências. ?Estamos montando as equipes que vão trabalhar nesses dois finais de semana, quando acontecem as festas de Natal e Ano Novo, para que tenhamos uma cidade limpa. E pedimos também a colaboração da população na hora de armazenar o resíduo sólido, colocando o lixo úmidos nos sacos plásticos de cor preta e os que vão para a coleta seletiva nos de cor azul. Todos queremos uma cidade limpa e melhor para se viver e a participação da população também é importante. A prefeitura faz sua parte, mas a comunidade tem que fazer a dela também?, disse.
JARU
A ACIJ (Associação Comercial e Industrial de Jaru) divulgou na última segunda-feira (17) que o comércio poderá ficar aberto até às 22 horas, nesses dias que antecedem o Natal e Ano Novo. A possibilidade está prevista no artigo 15 da Lei Municipal 1.589 de 2011. A secretária executiva da entidade, Tatiane Gomes, ressaltou que nesse período o comércio fica muito movimentado, e requer de mais tempo para o atendimento aos consumidores. Tatiane lembrou ainda que, a ACIJ oficializou a Policia Militar para garantir a segurança do comércio neste período. Segundo o comandante da PM, Major Plínio Cavalcante, o efetivo será aumentado nesses dias que antecede as festas de final de ano. De acordo com a diretoria da ACIJ, as empresas estão proibidas de funcionarem no dia 25 de dezembro (Natal) e 1º de Janeiro (Ano Novo), conforme convenção Coletiva da Lei Municipal.
ARIQUEMES
Visando facilitar o planejamento dos festejos natalinos e de ano novo dos servidores municipais, a Prefeitura de Ariquemes estará efetuando o pagamento referente ao mês de dezembro na próxima sexta-feira (21). Segundo o secretário municipal de Fazenda, Fernando Ribas, ?na sexta o dinheiro estará na conta. O prefeito Marcio quer garantir que o servidor tenha condições de programar sua confraternização com seus familiares?, lembra. Na oportunidade o secretário disse que a prefeitura está com suas contas totalmente equilibradas. ?Hoje o município está com equilíbrio financeiro, resultado de uma administração séria e de responsabilidade. A próxima administração vai receber a casa enxuta?, exalta.
...