Correio Popular Notícia



NOVIDADE AÉREA
Ji-Paraná terá quatro voos diários

Data da notícia: 19/12/2012
Foto:

> A Passaredo Linhas Aéreas era responsável por quase 60% dos embarques no aeroporto José Coleto

(Josias Brito) ? A partir do dia 6 de janeiro de 2013, o Aeroporto José Coleto, em Ji-Paraná vai ganhar mais um novo voo diário. Trata-se do retorno da Passaredo Linhas Aéreas, que informou nesta semana que retornará às suas atividades no aeroporto de Ji-Paraná, com um vôo diário. A empresa suspendeu o voo no dia 27 de setembro deste ano, devido a reforma na pista do aeroporto de Cuiabá, no Mato Grosso e a troca da frota de aeronaves. A companhia liga a cidade de Ji-Paraná ao norte de Tocantins a Goiânia, Curitiba, Cuiabá, São Paulo, Uberlândia, Ribeirão Preto e São José do Rio Preto.

[IMG]http://www.correiopopular.net/LKN/Minhas Imagens/20121219-151.jpg[/IMG] Segundo informou a assessoria da empresa, no dia 06 haverá apenas a chegada do voo às 23h25 e a saída acontecerá no dia 07 a 00h45, utilizando a aeronave modelo ATR- 72. ?Lembramos que esse horário é local e enquanto durar o horário de verão. Após o horário de verão esse voo chegará a 00h25 e partirá a 01h45?, disseram.
Atualmente a população de Ji-Paraná e cidades circunvizinhas contam com os serviços da empresa Trip Linhas Aéreas, com três voos diários, às 12h55, 22h50 e 04h00, perfazendo um total de 262 assentos. ?Como retorno da Passaredo haverá um aumento de 26% da oferta de assentos?, garante a Fundação Ji-Cred, órgão que administra o aeroporto do município.
O diretor de planejamento da Passaredo, Ricardo Merenda, disse que o retorno do voo estava previsto para o dia 18 de janeiro, mas foi adiado para o próximo dia 6. ?Com o retorno da Passaredo haverá um aumento de 26% da oferta de assentos?, frisou Ricardo Merenda. A companhia já fez o pedido de liberação deste horário de voo a ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) através da Hotran (Horário de Transporte).
O administrador do Aeroporto de Ji-Paraná, Antônio Carlos Crevelaro lembrou que neste mês, a Trip Linhas Aérea, está sendo a única companhia operando em Ji-Paraná e, já para o ano que vem, haverá o retorno da Passaredo. ?Ressaltamos que a Passaredo informou que voltará com aeronaves turbo-hélice para 70 passageiros, maior que os 50 passageiros dos jatos que ela operava?, disse.
Por mês, o aeroporto José Coleto embarcava cinco mil passageiros, sendo que a Passaredo Linhas Aéreas era responsável por quase 60% desta porcentagem, pois operava duas vezes por dia no município. ?Com a suspensão, o número de embarque no município caiu entre 10% a 15%. Somente neste ano, até 15 de setembro, a companhia teve mais de 14 mil embarques, um total de 1.5 mil passageiros por mês. Em outubro houve 4.416 embarques no José Coleto e no ano 48.707. O aeroporto de Ji-Paraná é mantido pela Fundação Ji-Cred/CDL, e possui uma importante parceria com DER que realiza a manutenção da pista.

PISTA - O SAC (Secretaria Nacional de Aviação Civil) empenhou neste mês mais de R$ 9 milhões para a reforma do aeroporto José Coleto, em Ji-Paraná. A solicitação da emenda foi indicada em 2011 pela bancada de Rondônia, mas estava parada no Governo Federal. O diretor do DER (Departamento de Estradas de Rodagens e Transportes), Lúcio Mosquini, realizou ação política através do PROFAA (Programa Federal de Auxílio a Aeroportos) e conseguiu a garantia dos recursos para a reforma e construção da nova pista de pouso e decolagem.
? Essa emenda era uma prioridade da bancada, mas não houve tempo hábil em 2011 para que os recursos fossem disponibilizados. Com ação política, conseguimos reverter esse quadro e garantir a reforma do aeroporto de Ji-Paraná. Essa emenda era uma solicitação da Fundação JI Cred, Prefeitura de Ji-Paraná e Associação Comercial do município?, frisou Lúcio Mosquini.
Os recursos são destinados para a reforma da pista, da área para taxiar, do pátio para as aeronaves e para a construção de cerca e sinalização horizontal. A reforma do aeroporto José Coleto é uma antiga exigência do município devido ao aumento de tráfego aéreo na região.

Fonte:






Noticia vista 1706 vezes


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.