Encontro discute gás natural em Rondônia
A exploração do gás natural é o centro do debate na Associação Comercial e Industrial na cidade de Vilhena (RO). O evento, que começou às nesta terça-feira (23), foi promovido pelo senador Valdir Raupp (PMDB-RO), líder do partido no Senado Federal, e objetiva encontrar alternativas para a exploração do gás nacional, além de divulgar novas perspectivas de desenvolvimento econômico para a região.
Foram convidados para o debate diretores da Agência Nacional de Petróleo (ANP) Nelson Narciso Filho e Magda Chambriard, a deputada federal Marinha Raupp (PMDB-RO), empresários, comerciantes e entidades ligadas ao setor.
O coordenador de conselhos temáticos da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (Fiero), Antônio Marrocos, destaca a importância do debate sobre a utilização do gás natural nacional. "Precisamos encontrar alternativas para viabilizar a utilização o gás. Especialmente da reserva de Urucu, no interior do Amazonas", ponderou.
Segundo Marrocos, a utilização do gás natural de Urucu, com a construção do gasoduto Urucu-Porto Velho, trará novos investidores para a região, dando outra dinâmica à economia local. Além disso, o coordenador ressalta que a construção reduzirá a dependência brasileira do gás boliviano."Não podemos deixar a crise da distribuição do gás boliviano afetar a economia do brasileira."
O gasoduto permitirá a chegada de gás natural a Porto Velho e diminuirá as emissões de poluentes na geração de energia elétrica. O duto terá 523 km ligando a bacia petrolífera de Urucu, no interior do Amazonas, a capital rondoniense. Essa ligação vai produzir energia elétrica com menos custos e poluentes para os estados de Rondônia e Acre.
...