Correio Popular Notícia




Ifro realiza exposição de miniaturas em Ji-Paraná

Data da notícia: 26/12/2012
Foto:

(Da Redação) Mais de 180 obras foram abertas ao público no IFRO (Instuto Federal de Rondônia), na exposição ?Mini-Mundos ? Dioramas e Miniaturas?, realizada pelo Campus Ji-Paraná. O evento foi encerrado no último dia 19 e teve a participação de um grande público. As peças foram produzidas pelos alunos do primeiro ano dos Cursos Técnicos Integrados em Informática, Florestas e Química.

[IMG]http://www.correiopopular.net/LKN/Minhas Imagens/220121227-152.jpg[/IMG] A exposição começou no dia 04 de dezembro, como parte das aulas da disciplina de Arte, que neste período objetivou introduzir projetos, cálculos de escala e planificação aplicados à Arquitetura, Design de Interiores e Design de Mobiliário.
De acordo com a professora de Artes de Ji-Paraná, Juliana Godin, o processo de criação e construção foi desenvolvido em etapas: da pesquisa inicial, que envolveu conceito do ambiente que se pretende criar, referências, cartela de cores, texturas e revestimentos; passando por uma aula especial com a presença do designer industrial Alexandre Wottrich e da arquiteta Thais Machado Almeida Vilas Boas; até chegar à concepção e construção do espaço, envolvendo o projeto bidimensional, conversão dentro da escala e revisão de medidas de acordo com regras de ergonomia, e a apresentação final e montagem de exposição. ?Todo processo teve duração de dois meses, outubro e novembro, com mostra realizada em dezembro. A exposição é gratuita e aberta ao público, no Laboratório de Artes Visuais do Câmpus Ji-Paraná?, completa Juliana.
A aluna Dalva Alvim, do primeiro ano de Florestas, afirma que fazer um projeto que envolve design de interiores foi uma experiência incrível. ?Sou muito curiosa em saber como as coisas são construídas, quando eu vejo algum objeto eu já imagino como ele foi feito. Não tive praticamente nenhuma dificuldade porque esse assunto me interessa muito, escalas no começo foram meio complicadas mais depois foi tranquilo?. Dalva ressaltou que depois do projeto começou a prestar mais atenção em detalhes, ?para construir um móvel, se cinco milímetros estiverem sobrando, não vai ficar bom. Tons claros deixam o ambiente com sensação de amplitude, entres outros?.
Juliana Godin conclui dizendo que a relação interdisciplinar se deu através dos cálculos matemáticos, desenho técnico e geografia. ?A cada ano a fundamentação teórica da disciplina é exatamente a mesma, portanto, os projetos de prática nunca se repetem, fazendo com que os alunos se dediquem ainda mais, pois a aplicação da teoria vem de forma sempre inusitada. A fundamentação teórica desse bimestre foi Arte Greco-Romana, com sua arquitetura cheia de colunas, arcos, frisos e frontões?, ressaltou. Com informações da Assessoria.

Fonte:






Noticia vista 1530 vezes


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.