Começa trabalho de preservação de igarapé em OPO
Já está em andamento o projeto para recompor a mata ciliar do igarapé Boa Vista, responsável pelo abastecimento de água do município de Ouro Preto. O trabalho é uma iniciativa do Ministério Público.
Técnicos da Emater e da Ceplac estão trabalhando para delimitar as APP?s (Área de Preservação Permanente) onde deverá ser feito o plantio de árvores à beira do igarapé: ?Vamos fazer este trabalho da nascente do igarapé até o ponto de capitação da água, visando a recomposição da mata ciliar?, disse Mirtes Pinheiro, engenheira de pesca da Emater.
TRABALHO - O projeto, que é uma iniciativa do Ministério Público de Ouro Preto, tem como objetivo o cumprimento da lei de preservação de um bem comum da população, que é a água. Segundo Ana Martinha, secretária municipal do meio ambiente, para o desenvolvimento deste trabalho as parcerias são essenciais: ?este trabalho é uma iniciativa do Ministério Público através do promotor, Dr. Aluído, e conta com a parceria da Emater, Ceplac, Caerd, e Prefeitura de Ouro Preto?, afirmou Martinha.
Além de delimitar as Áreas de Preservação Permanentes, outra tarefa será fazer a medição da água em alguns pontos onde serão estabelecidos os marcos para tornar o trabalho de recomposição algo mensurável: ?Estes marcos servirão para acompanharmos os efeitos a longo prazo do reflorestamento da mata ciliar, como por exemplo, avaliar o quanto ele foi benéfico, se houve ou não o aumento do volume de água, entre outras aferições?, constatou Martinha.
O prefeito Braz Resende foi conferir de perto o trabalho dos técnicos, e aproveitou a oportunidade para conhecer a nascente do rio que fica localizada na linha 12 da 81, lado direito, no lote do senhor Obidieso Pinho. Para o prefeito a iniciativa de recomposição da mata ciliar é benéfica: ?Tenho que elogiar a iniciativa do Ministério Público em preservar este bem comum que é a nossa água?, concluiu o prefeito.
...