Pequeno município rondoniense será modelo de saneamento básico
(Da Redação) O município de Monte Negro que já era referência no interior do Estado pelas políticas desenvolvidas durante a gestão do prefeito Eloísio Antônio (PSDB), nas áreas de saúde, educação, infraestrutura urbana e rural, agora passa ser modelo também em saneamento básico.
O prefeito Eloísio anunciou no final do mês de novembro, o início das obras de saneamento básico na cidade, que, após pronta irá eliminar as fossas sépticas e esgotos domésticos que despejam; água de pias de cozinha e lavanderia. As obras têm como objetivo acabar com os problemas enfrentados pelos moradores e diminuir os riscos de doenças. É a maior obra de saneamento básico já realizada no município. Inicialmente está sendo construída a lagoa de tratamento dos resíduos, o passo seguinte será a implantação dos canos coletores nas ruas da cidade.
A falta de saneamento básico prejudica a saúde da população e eleva os gastos com a saúde pública, por isso, o governo municipal vem fazendo vários investimentos para solucionar o problema histórico da falta de saneamento. ?Acredito que nenhum município de pequeno porte no estado tem esse tipo de obra, até mesmo municípios de médio porte não investem em saneamento. Os benefícios à população são imensos, com a coleta de esgoto sanitário, uma das mudanças que deverão ser percebidas de imediato pela população será o fim dos mosquitos pernilongos, a eliminação das fossas sépticas acaba com os mosquitos?, disse Eloísio.
Para a etapa inicial a prefeitura conseguiu recursos na ordem de R$ 1,6 milhão e o prazo para conclusão desta etapa é de seis meses e a continuidade da construção ficará por conta do novo prefeito. Com informações da Assessoria.
...