Campanha de Trânsito é avaliada positivamente
As atividades da Semana Nacional do Trânsito, promovida pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran/RO), foi encerradas com uma visita às crianças no Hospital Municipal em Ji-Paraná. Para a coordenadora do núcleo de Educação de Trânsito em Ji-Paraná, Solange Boaventura, há campanha este ano termina com um saldo positivo, já que o núcleo conseguiu realizar todos os trabalhos com sucesso e contou ainda com a participação de diversos setores da sociedade como: as polícias, educadores, educandos, despachantes, auto-escolas, empresários e setores ligados a questão do trânsito.
Solange explicou que a visita ao HM, de Ji-Paraná, teve como objetivo oportunizar às crianças que ali estavam internadas a participarem da campanha, que este ano teve como tema ?A Criança e o Trânsito?. A equipe de Educação de Trânsito entregou às crianças kits com cartilhas educativas, folders, estojo, lápis de cor e bolsa.
Ainda nas dependências do HM foi realizado sorteio de camisetas para funcionários e os pais que acompanhavam seus ?pequenos?. Mais de duas mil pessoas receberam orientações sobre segurança no trânsito na campanha deste ano e foram realizados trabalhos como: blitze, oficina de arte infantil, pit stop noturno, entrega de premiação para o projeto ?Câmera na Mão?, simulação de acidente, palestras e panfletagem em vários pontos de grande movimentação de veículos e motocicletas.
DADOS-De acordo com estatísticas do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), 21.199 crianças de 0 a 12 anos foram vítimas em acidentes de trânsito ocorridos no País em 2006. Desse total 818 foram vítimas fatais. Segundo dados do Ministério da Saúde, entre os óbitos por acidentes envolvendo crianças de 0 a 14 anos os relativos ao trânsito aparecem em primeiro lugar. Em 2004 41,1% das mortes por acidentes foram no trânsito, seguidas por afogamento (26%), sufocação (13,4%), queimaduras (6,6%) e outros (12,9%).
...