Correio Popular Notícia



VIDA
Ji-Paraná precisa de doadores de sangue

Data da notícia: 14/01/2013
Foto:

[b]A queda no número de doadores de sangue tem se agravado nos últimos meses[/b]

(Josias Brito) A queda no número de doadores de sangue em Ji-Paraná, tem se agravado nos últimos dias. O total de doações feitas no final do ano passado e no inicio deste ano, no Hemocentro do município, foi o mais baixo dos últimos 12 meses e não tem suprido a demanda da instituição, que abastece os hospitais público e particulares do município e também dos cidades da região central do Estado de Rondônia.

[IMG]http://www.correiopopular.net/LKN/Minhas Imagens/20130112-151.jpg[/IMG] A falta de sangue no Hemocentro de Ji-Paraná deixa em alerta os hospitais da região. Nas últimas semanas as doações caíram pela metade. O problema também atingiu as unidades das cidades de Guajará-Mirim, Porto Velho, Ariquemes, Cacoal, Rolim de Moura e Vilhena.
A enfermeira Denize Tomas disse que para manter as geladeiras cheias seria necessário que o hemocentro recebesse a visita de mais doadores por dia. Apesar dos apelos, apenas algumas doações por dia são feitas. A falta de doadores já está atrapalhando a rotina dos hospitais na região. ?As doações estão abaixo da média histórica. É preocupante, pois não abastecem as nossas necessidades. Isso pode fazer falta especialmente nos casos dos sangues mais raros, como os de Rh negativo??, diz.

Segundo a enfermeira, com as festas de fim de ano e o período de férias, o número de doações de sangue diminuiu, causando baixa nos estoques do Hemocentro. ?Em Ji-Paraná, por exemplo, a meta é receber cerca de 400 doações por mês. Mas, neste período, sofre uma queda de 30%. Se você atende aos pré-requisitos para doar sangue, vá ao Hemocentro. Lembre-se que solidariedade não tira férias?, ressaltou.

A direção do Hemocentro do município relata que com um estoque de aproximadamente 400 bolsas por mês, o Hemocentro em Ji-Paraná, tem atendido a demanda dos hospitais municipais e particulares na extensão de Jaru a Presidente Médici. ?Queremos convocar novamente a população para ser solidária a doação de sangue?, destaca, lembrando ainda que entre as condições básicas para contribuir, o cidadão precisa ter entre os 18 e 65 anos e estar pesando acima de 50 quilos.

[b]COMO E ONDE DOAR[/b] ? A enfermeira informou que qualquer pessoa, em boas condições de saúde, poderá doar sangue. ?O procedimento de doação é bem simples, depois do cadastramento a pessoa passará por uma entrevista que avalia as condições ideais de doação, em seguida é retirada uma bolsa com aproximadamente 450 milímetros de sangue. Todas as etapas duram cerca de 30 minutos. Os homens podem doar de dois em dois meses, até quatro vezes ao ano e as mulheres de três em três meses, até três vezes ao ano.
O cadastro é feito na sede do Hemocentro de Ji-Paraná, localizada na Avenida Clovez Arraez, antiga Vilagran Cabrita, em Ji-Paraná. ?A pessoa que doar sangue estará realizando um ato solidário essencial para o tratamento de pacientes que necessitam de doação, além de ajudar no aumento do estoque que está abaixo do esperado?, destacou Marta. As doações podem ser realizadas das 7 às 17 horas, de segunda à sexta-feira.

Fonte:






Noticia vista 1654 vezes


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.