Correio Popular Notícia



ENCHENTE
Aumento no nível do Rio Machado preocupa população

Data da notícia: 19/01/2013
Foto:

[IMG]http://www.correiopopular.net/LKN/Minhas Imagens/20130119-152.jpg[/IMG] (Josias Brito) A população Ji-Paraná, em especial os moradores que dispõem de residências próximo aos rios Machado e Urupá, estão preocupados com as constantes chuvas que caem sobre a região. Para eles, a enchente é certa em Ji-Paraná.
O nível do rio Machado, foi registrado 9,60 metros na manhã de ontem (18), um metro a mais do que foi registrado na semana passada pela equipe do Corpo de Bombeiros. O aumento das águas do rio se deve devido as constantes chuvas que tem caído, nos últimos dias, tanto no município, como em todo o Estado de Rondônia.
Conforme a equipe do Corpo de Bombeiro, os rios vêm sendo monitorados para evitar que os moradores as margens, sejam pegos de surpresas. Mesmo com o nível acima do normal, como em todos os anos, a equipe da Defesa Civil do município enfrenta o problema que muitos moradores não querem deixar suas residências com risco de alagamentos com antecedência.
A Defesa Civil na cidade faz o monitoramento do rio Machado e do rio Urupá, que é o seu principal afluente. De acordo com o Corpo de Bombeiros, os dois rios ainda continuam muito cheios, mas estáveis. ?Se as chuvas reduzirem e o nível dos rios não subir mais, em dois ou três dias teremos uma vazante maior aqui em Ji-Paraná?, garantiram. No entanto, a equipe da Defesa Civil do município informar que não dá para relaxar, haja vista que já foi registrada enchente forte até no mês de março em Ji-Paraná. ?Vamos continuar monitorando o rio para evitar que sejamos pegos de surpresa.?

MEDIÇÃO - O responsável pelas medições diárias é Lucenir Fausane de Jesus, morador as margens do Rio Machado, no Bairro Duque de Caxias. Ele que realiza as anotações para uma empresa da Capital. No entanto, Lucenir também fornece as informações para os bombeiros. O medidor conta que o alerta é dado quando o nível apontado pela régua chega nos 10,2 metros. ?A partir deste número, já se pode considerar preocupante?, avisou.
Há anos responsável pela medição do Rio, Lucenir conta que desde que começou este trabalho, as maiores marcas foram registradas nos últimos dois anos. ?Em 2009 foi à cheia mais alta que acompanhei, quando chegou a 11,4 metros de altura?, lembrou o medidor do rio Machado.
O comandante do 2º BPM (Grupamento de Bombeiros Militar) e presidente da Defesa Civil local tenente BM Luiz Eduardo disse que deverá reunir, nos próximos dias, os órgãos ligados ao setor para a elaboração do plano de ação, em caso de necessidades.
Tenente Luiz Eduardo informou que a corporação está pronta, em caso de necessidade, entrar em ação a qualquer momento. Segundo ele, atualmente, o 2º GBM conta com 68 bombeiros, e se preciso for o contingente pode contar com reforços de cidades da região Central do Estado como Machadinho e Ouro Preto D?Oeste.

REUNIÃO - Ele informou ainda que nos próximos dias uma reunião com a presença de representantes de órgãos públicos do município, deverá ser marcada com objetivo de se elaborar um planejamento operacional. ?Ainda não tivemos contato com a nova administração. Esperamos que seja o mais breve possível que possamos continuar trabalhando na mesma harmonia que tivemos com a gestão anterior?, declarou. Eduardo informou que manteve contato com as corporações das cidades de Vilhena, Pimenta Bueno e Cacoal tomou conhecimento que as chuvas na região estão quase sendo diária. ?Isso nos preocupa bastante. É justamente esse volume de água que chega a nossa cidade causando a elevação do nível do rio Machado e com isso, atingindo as regiões baixas do município?, concluiu.

Fonte:






Noticia vista 1646 vezes


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.