Correio Popular Notícia




Sejus capacita servidores para projeto de classificação de apenados

Data da notícia: 22/01/2013
Foto:

(Da Redação) A SEJUS (Secretaria de Estado de Justiça), através da ESEP (Escola de Estudos e Pesquisas Penitenciárias), realiza durante os meses de janeiro e fevereiro capacitação envolvendo todos os servidores do CRVG (Centro de Ressocialização Vale do Guaporé), onde está sendo realizado o projeto piloto de classificação de apenados.
O projeto foi implantando na unidade há sete meses e já mostra resultados positivos. Nesse modelo os reeducandos são selecionados seguindo critérios como idade, crime, comportamento e tempo da pena. A gerência da Sejus solicitou a realização do curso devido à necessidade de formação contínua para os servidores diretamente ligados ao projeto. A qualificação dos servidores é também o segundo Eixo (Dimensionamento e qualificação do quadro de pessoal) de ações a ser executadas conforme o Pacto para Melhoria do Sistema Penitenciário do Estado.
A capacitação tem carga horária total de 48h, entre aulas teóricas e práticas, e duração de seis dias. A previsão é que sejam realizadas cinco turmas com cerca de 20 alunos cada. As aulas estão sendo ministradas por instrutores do sistema penitenciário e abrangem conhecimentos sobre ética, direitos humanos, Lei de Execução Penal, classificação de apenados, chefia e liderança, relacionamento interpessoal e aulas teóricas e práticas de técnicas operacionais, que envolvem o uso de tonfa (bastão), de algemas, escolta, imobilização tática, entre outros.
As aulas práticas estão sendo ministradas em um pavilhão desocupado do CRVG por quatro servidores da Sejus que participaram, em novembro do ano passado, em Brasília, do 4º CAIRRC (Curso Avançado de Intervenção Rápida em Recinto Carcerário), oferecido pela DPOE-DF (Diretoria Penitenciária de Operações Especiais).
?A Sejus tem se empenhado na realização de projetos de reinserção social e evidentemente o sucesso dessas ações depende do envolvimento e da dedicação dos servidores que atuam no sistema. Esse treinamento vai ao encontro das metas estabelecidas pelo governador Confúcio Moura para ressocialização dos apenados uma vez que promove a reciclagem dos servidores que atuam no projeto de classificação?, concluiu o titular da Sejus, Fernando Oliveira. Com informações de Taiana Maier ? Assessoria.

Fonte:






Noticia vista 1431 vezes


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.