Prazo para renegociação de dívidas rurais termina hoje
Agricultores familiares e beneficiários da reforma agrária têm até hoje (30) para aderir à renegociação das dívidas de operações do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) e do Programa Especial de Crédito para Reforma Agrária (Procera). A adesão é simples e gratuita. O termo de adesão pode ser assinado onde estiver o agricultor e qualquer pessoa pode entregar no banco. A assinatura deve ser sempre em duas vias, para que uma fique como o agricultor.
Os agricultores familiares terão descontos para liquidar algumas dívidas ou prorrogá-las. O primeiro passo após a adesão é a liquidação total das dívidas, ou a amortização mínima para quem quer pagar as dívidas em prestações. Os bancos irão formalizar as propostas de renegociação até 31 de março de 2009. As prestações das dívidas que vencem em 2008 não estão incluídas nesta renegociação.
O coordenador de Políticas e Normas de Crédito Rural do Banco da Amazônia (Basa), Adnil Barros Cavalcante, reforça a importância de os agricultores não perderem a data para a adesão. Ele lembra que a entrega do termo pode ser feita em qualquer agência do Basa. Cavalcante explica que as agências do banco foram orientadas a encaminhar os termos de adesão ao banco de origem do agricultor.
O gerente-executivo da Diretoria de Agronegócios do Banco do Brasil (BB), Ricardo Pissanti Júnior, recomenda aos agricultores com capacidade para amortizar ou liquidar suas dívidas que o façam, para voltar a situação de normalidade e continuar usufruindo os benefícios de crédito.
Para orientar quanto as informações para a adesão, o MDA também disponibilizou uma cartilha para a renegociação, que inclui, entre os anexos, o modelo de termo de adesão. O endereço é http://www.mda.gov.br/saf/index.php?sccid=1876.
...