Prefeitura inicia recuperação de estradas vicinais em Porto Velho
(Da Redação) A Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (Semagric) realizou a primeira reunião com a Associação dos Produtores Rurais da Estrada dos Periquitos, com o objetivo de analisar os pontos críticos daquela via e ouvir as reivindicações da comunidade. No mesmo dia foi realizada análise das condições da estrada dos japoneses, na Colônia Viçosa.
Segundo informou o secretário Leonel Bertolin, em parceria com o DER foi realizado o patrolamento e drenagem na região. Em visita a Coordenadoria Municipal de Comunicação (Comdecom), Leonel Bertolim declarou que os técnicos da Semagric realizaram vistorias para detectar pontos críticos no setor chacareiro do Bairro Jardim Santana, Estradas dos Periquitos, Colônia Viçosa, Setor de Chácaras São Jorge (no final da Avenida Calama) e Terra Santa. ?A Coordenadoria Municipal de Estradas Rurais executa reparos em seus equipamentos visando a manutenção das estradas por onde circulam os ônibus que fazem o transporte escolar no entorno de Porto Velho?, completou.
PROJETOS - O secretário disse também que o município firmou parceria com o DER para realizar a manutenção das estradas vicinais de toda ponta do Abunã, União Bandeirante e Rio Pardo, incluindo as estradas de São Carlos e outras localidades do baixo Madeira.
Na área técnica, Bertolin informou que estão sendo desenvolvidos vários projetos com o auxilio de técnicos e engenheiros para realização de programas de incentivo a agricultura e a piscicultura familiar. O propósito é alavancar o setor produtivo no município de Porto Velho, atendendo o produtor rural que mais necessita de políticas publicas no setor.
EMBRAPA - No próximo dia 07 de fevereiro, haverá uma reunião entre os técnicos da Semagric e da Embrapa para definir as metas do projeto da agricultura do município para os próximos quatro anos. Dentre os projetos está a implantação (em parceria com a Embrapa) das unidades demonstrativas das pastagens e do café clonado. ?Porto Velho será o único município a ser contemplado com o projeto de melhoramento do café. Atualmente a média de produção no Estado é de 11 sacas por hectares, mas com o melhoramento genético vai saltar para 70 sacas por hectares?, comemora o secretário Leonel Bertolin.
Ainda em parceria com a Embrapa, está previsto a implantação de projetos para melhorar as pastagens, a genética do gado e, consequentemente, a produção de leite. ?Acreditamos que até o final de fevereiro o prefeito fará o lançamento dos projetos agrícolas para os próximos quatro anos. Os projetos vão contemplar todas as ações nas áreas (vegetal e animal) com a finalidade de melhorar a qualidade de vida do produtor rural e também a qualidade dos produtos a serem oferecidos para a população de Porto Velho?, completou. Com informações da Assessoria/Semagric.
...