Correio Popular Notícia



PROPÓSITO
Autoridades se unem pela melhoria na saúde de Rondônia

Data da notícia: 26/01/2013
Foto:

(Da Redação) ?Tratar a saúde e não só a doença?. - Este é o principal propósito firmado entre Municípios e Estado, que visam otimizar a atenção básica de saúde em Rondônia. Políticas transformadoras e estratégias a serem implantadas em sintonia com o Ministério da Saúde para o setor foram discutidas durante do Seminário de Acolhimento e Integração de Novos Gestores Municipais em Porto Velho, nos dias 24 e 25 de janeiro.

[IMG]http://www.correiopopular.net/LKN/Minhas Imagens/20130126-131.jpg[/IMG] Durante a solenidade em que compareceram autoridades estaduais e federais ligadas ao seguimento, o presidente da Associação Rondoniense de Municípios-(AROM) e prefeito de Mirante da Serra, Vitorino Cherque, leu e entregou uma carta tratando o comprometimento dos gestores municipais e estaduais com as melhorias na prestação do serviço público de saúde.
A iniciativa conjunta da Secretaria Estadual de Saúde e Secretarias Municipais de Saúde objetiva desenvolver um processo de mudança ou aprimoramento da atual cultura de gestão e qualificação da atenção básica. A ideia, conforme consta da carta lida pelo presidente Vitorino Cherque, é envolver, mobilizar e responsabilizar os gestores estaduais, municipais e locais além das equipes e usuários do Sistema Único de Saúde ? SUS.
O governador Confúcio Moura falou da importância do Estado e municípios andarem de mãos dadas para o bem de Rondônia. ?É preciso a cooperação de todos, só assim, estreitando as relações, definindo as responsabilidades e estabelecendo metas, iremos conseguir melhorar ainda mais a saúde de Estado. Estamos de portas abertas para trabalhar junto com cada gestor municipal?.

BENEFÍCIOS - O Seminário resultou em benefícios para saúde publica dos municípios como o investimento no valor de mais de R$ 11 milhões, fruto da força política da bancada federal de Rondônia. Parte desse benefício foi entregue durante o Seminário, onde o Governo da Cooperação, através da Sesau, destinou 57 veículos para apoio às equipes de Saúde da Família em todo o Estado.
A nova modalidade de atendimento, que prioriza trabalhar ações preventivas, será implementada através do Programa Estadual de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica ? PMAQ-Rondônia. O programa foi lançado no evento pelo governador Confúcio Moura, através do novo secretário estadual de saúde, Williames Pimentel. ?A priorização de recursos à Saúde e a ampliação da parceria do governo estadual e governos municipais devem trazer mais agilidade ao atendimento e aumentar a qualidade de vida dos rondonienses?, avaliou o dirigente da AROM.
Para O Presidente da AROM, a implantação do programa PMAQ-Rondônia é sinônimo de que a Saúde nos municípios deve vivenciar um novo momento, com uma maneira aprimorada de acolher, prevenir e tratar pacientes. Falando em nome dos 52 prefeitos, o gestor colocou a associação à disposição para firmamento de parcerias em prol de uma saúde melhor para todos os rondonienses. Com informações da AROM e da Assessoria/Governo.

Fonte:






Noticia vista 1342 vezes


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.