MEGAFONE
MORRE EX-GOVERNADOR
Morreu na última segunda-feira (29), por volta das 20h30, aos 88 anos, o ex-governador do Território Federal de Rondônia, Marques Henriques, vÃtima de câncer, no Hospital Quinta Dó, no Rio de Janeiro. Militar da reserva, João Carlos Marques Henriques antecedeu Humberto Guedes e teve papel relevante no desenvolvimento do ex-território criando órgãos importante na administração pública do ex-território.
PERFIL EDUCACIONAL
No ranking nacional dos candidatos que não concluÃram sequer o ensino fundamental, da 1ª à 8ª série, Rondônia ocupa a segunda posição, ficando trás apenas de Minas Gerais, que tem 34% do total. Num PaÃs onde o presidente da Republica possui apenas o Ensino Fundamental, não é alarmante a informação de que, dos 380 mil candidatos a prefeito, vice-prefeito e vereador, 20,7% não têm o ensino médio, e que somente 18,4% têm diploma de curso superior.
PIOR
Na região Norte, o perfil educacional dos candidatos de Rondônia (no geral) é inferior aos dos demais Estados. Em Rondônia, são apontados um dos piores Ãndices: 33,3% dos candidatos nos 52 municÃpios sem o primeiro grau, de acordo com dados do TSE que apresentam o perfil educacional de todos os candidatos do paÃs.
ANALFABETOS
Na fase de pré-candidatura, o TSE revelou que dos quase 170 mil pré-candidatos, 292 eram analfabetos. Em Rondônia também havia pleiteantes a cargos polÃticos nessa condição. Apenas três estados não contabilizaram candidatos incapazes de ler e escrever: Acre, Amapá e Rio de Janeiro. Mas segundo a lei eleitoral, os analfabetos não podem concorrer, portanto, tiveram seus registros negados.
COPOM DO DESMATAMENTO
O ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, anunciou a criação de um grupo ministerial para definir estratégias de combate ao desmatamento. ?Vai ser um Copom do desmatamento?, comparou, em referência ao Comitê de PolÃtica Monetária do Banco Central. Além do ministério do Meio Ambiente, outros cinco ministérios farão parte do grupo, entre eles a Casa Civil e o da Justiça, segundo Minc. O grupo se reunirá a cada dois meses para acertar medidas de intervenção em polÃticas que respondam ao avanço do desmatamento na Amazônia.
MEDIDAS
Entre as medidas, também está a criação da Força Federal de Combate aos Crimes Ambientais, com 3 mil agentes "para atuar em caráter de combate", a retirada de mais "bois piratas" de uma Floresta Nacional em Rondônia, o monitoramento dos planos de manejo estaduais e iniciativas para dar "mais sustentabilidade" aos assentamentos da reforma agrária, apontados pelo Ibama como lÃderes da lista de 100 maiores desmatadores da Amazônia.
...