Correio Popular Notícia



PRODUÇÃO
Raniery quer transformar Alvorada em polo de agricultura

Data da notícia: 30/01/2013
Foto:

(Da Redação) Afirmando que pretende transformar o Município de Alvorada do Oeste, em um polo central de agricultura, o prefeito do município de Alvorada do Oeste, Raniery Luiz Fabris, esteve visitando, juntamente com o deputado estadual Luizinho Goebel, a plantação de inhame do produtor rural Antônio Bezerra Torres, o popular Gordo, quando populares vizinhos e integrantes da Associação dos Agricultores Familiares e Produtores de Inhame de Alvorada do Oeste (Aafepia), também estiveram presentes na visita a chácara em que se encontra a plantação.

Segundo Antônio informou ao prefeito, a área conta com um total de 18.150m² de plantação de inhame da costa, e fica situado na Linha 50, km 1, no Município de Alvorada do Oeste. Ele explicou que são sete meses de manejo até a colheita do inhame, que, depois de colhida, é enviada para o maior mercado consumidor do país, os estados do Nordeste, como Bahia, Pernambuco e Paraíba.

[IMG]http://www.correiopopular.net/LKN/Minhas Imagens/20130129-141.jpg[/IMG] O produtor é uma referência na produção de inhame em Alvorada do Oeste, sendo que Gordo já está no quarto ano consecutivo sendo considerado o maior plantador de inhame do Município de Alvorada.

Parabenizando todos os produtores pela excelente colaboração que eles tem no desenvolvimento de Alvorada do Oeste, o prefeito Raniery confirmou que quer dar prioridade aos agricultores do Município, buscando oferecer todo o tipo de apoio possível pela Prefeitura, pois a sua intenção é conseguir transformar Alvorada do Oeste num polo central da agricultura, onde os produtores rurais possam contar com toda a assistência e orientação que o Município conseguir disponibilizar.

[b]PRODUÇÃO DE INHAME[/b] - O inhame tem se destacado como uma potencial fonte de renda aos agricultores familiares do município de Alvorada do Oeste. A possibilidade de cultivo em pequenas áreas, a alta produtividade, a facilidade de comercialização do produto e o preço de mercado chamam a atenção para quem quer investir em uma produção rentável.
O inhame é cultivado, normalmente, em países da África, América Latina, Ásia e Oceania, por seu excelente desenvolvimento em regiões tropicais e subtropicais. A colheita se dá por volta de 180 dias do plantio. Rico em minerais, vitamina do complexo B e carboidratos, o tubérculo possui baixo teor de gordura e é bom estimulante do apetite.
Segundo dados da Associação de Assistência Técnica e Extensão Rural do estado de Rondônia (EMATER), no ano passado, Alvorada do Oeste já contava com 53 produtores e uma área de 128,26 hectares de inhame cultivado. Os cultivares utilizados são ?da costa? e ?santomé?, com produções médias de 17 e 24 toneladas/hectare respectivamente. Segundo extensionistas da EMATER, já houve ampliação da produção em relação ao ano passado e a demanda de mercado é crescente. Com informações da Assessoria e da EMATER.

Fonte:






Noticia vista 1676 vezes


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.