Correio Popular Notícia




Conselheiros Tutelares e dos Direitos ganham Escola de Formação

Data da notícia: 31/01/2013
Foto:

[IMG]http://www.correiopopular.net/LKN/Minhas Imagens/201300201-141.jpg[/IMG] (Da Redação) Os Conselheiros Tutelares e dos Direitos de Rondônia contarão agora com um Núcleo de Formação Continuada de Conselheiros dos Direitos e Conselheiros Tutelares do Estado de Rondônia ? Escola de Conselhos IFRO (Instituto Federal de Rondônia). A escola tem como objetivo promover a formação continuada dos profissionais que atuam na área. O ponta pé inicial foi dado nesta última quarta-feira (30), com a formação do Grupo Gestor composto por representantes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, CONEDCA (Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente), ACTRON (Associação de Conselheiros e Ex-Conselheiros Tutelares do Estado), CAOP (Centro de Apoio Operacional da Criança do Ministério Público de Rondônia), CEE (Conselho de Educação de Rondônia) entre outros órgãos ligados a proteção dos direitos humanos.
A instalação da Escola de Conselhos foi bastante comemorada pelo Grupo Gestor. Tânia Garcia, promotora de Justiça e Diretora do Centro de Apoio Operacional da Infância e Juventude do MP-RO, acredita que a criação da escola elevará a atuação dos conselheiros e dará a merecida importância aos mesmos. ?Essa é uma ação que verdadeiramente contempla os conselheiros e os colocam em um lugar de destaque?.
As atividades terão início ainda neste primeiro semestre com a formação continuada de 348 conselheiros dos 52 municípios do Estado. Os treinamentos acontecerão nos Câmpus de Ji-Paraná, Porto Velho e Vilhena. O termo de cooperação, assinado no final do ano passado com a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República e o IFRO, pretende criar uma rede de construção de formação continuada de conselheiros municipais e tutelares, além de sensibilizar a população para as questões inerentes aos direitos da criança e do adolescente e assim desenvolver a cultura do respeito aos direitos humanos.
De acordo com o reitor substituto do IFRO, Jackson Nunes, ao assumir esse desafio, o Instituto consolida ainda mais seu compromisso em ofertar uma educação, que contempla a formação do cidadão como um todo. ?Para nós, o importante não é só ensinar, mas também educar. Estamos contribuindo para que nossas crianças tenham um futuro melhor?.

ELABORAÇÃO DO PROJETO - O Instituto Federal é o responsável pela elaboração do projeto e a estrutura pedagógica e operacional das atividades do Núcleo da Escola de Conselhos, da produção do material didático e da certificação dos participantes, como também de acompanhar, monitorar e avaliar, juntamente com os demais participantes do Grupo Gestor, todas as etapas da implementação e consolidação do Núcleo.
Para o primeiro módulo do curso, previsto para acontecer nos dias 27 de fevereiro, a temática será: História, fundamentos e proteção dos direitos humanos. Nesta fase, os conselheiros vão ter uma ampla visão de como se constituiu o processo de afirmação, reconhecimento e institucionalização dos direitos humanos na história mundial, latino-americana e brasileira. Com informações de Ernani Medeiros de Brito ? Assessoria IFRO.

Fonte:






Noticia vista 1287 vezes


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.