Centro da Criança e do Adolescente inicia pesquisa sobre exploração sexual em RO
O Centro de Defesa da Criança e do Adolescente Maria dos Anjos (CDCA/RO), iniciou a pesquisa Diagnóstico Rápido Participativo, da exploração sexual de crianças e adolescentes, incluindo o tráfico, nos municípios de Porto Velho e Guajará-Mirim.
A pesquisa teve início no dia 22 e faz parte das ações previstas no Projeto Apoena, que tem como objetivo realizar um levantamento da realidade das instituições, mapear os fluxos e avaliar a qualidade do atendimento, as estruturas organizacional e operacional dos programas, além dos serviços e redes de serviços de enfrentamento da exploração sexual e do tráfico a ele associados. O levantamento de dados está sendo feito por pesquisadores da Universidade Federal de Rondônia, que firmou parceria com o Centro de Defesa, para a realização da pesquisa.
Diversas instituições estão recebendo a visita de pesquisadores, que vão sistematizar as informações coletadas e apresentar num Seminário, no mês de novembro, com a finalidade de elaborar o Plano Operativo Local de enfrentamento e monitoramento da violência sexual contra crianças e adolescentes.
O Projeto Apoena visa contribuir para o conhecimento da realidade sobre a exploração sexual de crianças e adolescentes e fortalecer política e tecnicamente as ações de enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes, através da implantação do Programa de Ações Integradas e Referencias de Enfrentamento a Violência Infanto-Juvenil em Território Brasileiro (PAIR), do Governo Federal.
?A disponibilidade de tempo dos representantes de instituições para responder ao Diagnóstico e o fornecimento de dados estatísticos solicitados pelos pesquisadores serão de fundamental importância para que a pesquisa atinja seu objetivo?, afirma Estrela Amoedo, coordenadora do CDCA. ?O Centro de Defesa está à frente do Projeto, mas a responsabilidade com relação à implantação do PAIR é de todas as instituições que compõem a rede de enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes?, alerta a coordenadora.
Além do levantamento de dados, as ações relacionadas ao Diagnóstico pretendem desenvolver uma rede de informações sobre a violência sexual de crianças e adolescentes em Guajará-Mirim e Porto Velho.
...