Correio Popular Notícia




Patrulha mecanizada da prefeitura vai beneficiar associações rurais

Data da notícia: 06/02/2013
Foto:

[IMG]http://www.correiopopular.net/LKN/Minhas Imagens/20130207-152.jpg[/IMG] (Da Redação) A Prefeitura de Ji-Paraná, através da SEMAGRI (Secretaria Municipal de Agricultura e Pecuária), vai definir neste mês de fevereiro todas as associações rurais da cidade que, em 2013, vão contar com o auxílio da Patrulha Mecanizada, programa que vai oferecer aos produtores dois tratores equipados com carreta e uma ensiladeira. ?Vamos dar prioridade às associações que têm poucos recursos e necessitam desta parceria com o poder público?, explica a secretária de agricultura, Cláudia de Jesus.
A relação de associações a serem visitadas pela Patrulha Mecanizada será definida na reunião do Conselho de Desenvolvimento Rural. ?O importante de iniciativas como esta é que os produtores começam a pensar e a trabalhar de modo coletivo. Esse diálogo de várias entidades na construção e condução de uma política de trabalho na área rural é fundamental para o progresso do campo?, ratifica Cláudia de Jesus. Além da Emater apoiam este projeto a Fetagro e o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Ji-Paraná, todos trabalhando em conjunto com a prefeitura de Ji-Paraná dentro dos princípios do planejamento participativo, que se alinha aos propósitos da administração Jesualdo Pires.
Cláudia citou como exemplo a Aprodol, da linha 208. A Associação rural já contou com esta parceria e já fez o corte e a colheita de 30 hectares de milho. Com o apoio técnico da Emater os produtores estão realizando agora a trituração dos talos, folhas e das espigas e pretendem estocar durante os próximos meses cerca de 500 toneladas, que servirão de alimento para o gado durante o período de estiagem que se aproxima. A secretária Cláudia frisa que a silagem do milho é uma tecnologia com custo operacional acessível a qualquer agricultor familiar.
A Secretaria Municipal de Agricultura e Pecuária também desenvolverá outros programas importantes durante este ano. São eles o PAIS (Produção Agroecológica Integrada Sustentável); o SIM (Serviço de Inspeção Municipal); o PAA (Programa de Aquisição de Alimentos); o recadastramentos dos feirantes de Ji-Paraná; o desenvolvimento de agroindústrias; o programa de correção de solo; e também o desenvolvimento do cooperativismo e do associativismo na zona rural. Com informações da Assessoria.

Fonte:






Noticia vista 1390 vezes


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.