Correio Popular Notícia



SESSÃO
Harmonia marca início do ano legislativo

Data da notícia: 16/02/2013
Foto:

(Da Redação) Na primeira sessão plenária de 2013 na Assembléia Legislativa de Rondônia, perante a presença de inúmeras autoridades estaduais, o presidente da ALE, deputado Hermínio Coelho (PSD), cobrou eficiência e comprometimento, para reverter a situação caótica que se encontra o Estado. Já o governador Confúcio Moura (PMDB) fez um longo discurso e anunciou um plano de reestruturação do Controle Interno do Governo. As duas autoridades em seus respectivos pronunciamentos, defenderam a harmonia e a independência entre os poderes.
A Assembléia Legislativa de Rondônia, realizou nesta sexta-feira (15), a sessão plenária (extraordinária), abrindo o ano legislativo de 2013. Os trabalhos foram dirigidos pelo deputado Hermínio Coelho (PSD), secretariado pelo deputado Flávio Lemos (PR) e contou com a presença do governador Confúcio Moura (PMDB), além de autoridades constituídas do Executivo, do Legislativo, militares, religiosas e o público em geral.

[IMG]http://www.correiopopular.net/LKN/Minhas Imagens/20130216-131.jpg[/IMG] Em um longo discurso no plenário, o governador Confúcio Moura fez um balanço das ações de seus dois anos de mandato e anunciou os projetos que deverão ser implantados neste ano e em 2014. ?Vamos aproveitar este momento, para prestarmos contas do nosso mandato e também as perspectivas de futuro. Já se passaram dois anos de mandato e queremos falar do que fizemos e dos nossos propósitos?, anunciou.
?A contabilidade do Estado não existia, com apenas um técnico em contabilidade. Já foi aprovada a lei na Assembléia e vamos fazer concurso público para a área. Éramos o único Estado sem interligação de informações. Estamos mudando esse quadro para darmos mais celeridade, mais transparência e aumentarmos o controle das ações. Ou vai ou racha, o momento é agora?, destacou.

MUDANÇAS - O governador anunciou que a partir de março, somente servidores efetivos vão cuidar das compras e licitações do Governo. Mudanças também na Procuradoria Geral do Estado (PGE) e o anuncio de um programa trazido do Estado de Pernambuco, que vai permitir o acompanhamento on line das obras e ações do Governo. ?Também vamos estabelecer uma agenda mensal com os secretários, discutindo as prioridades e ações pontuais de cada pasta. ?Assumi o Governo com uma dívida aproximada de R$ 250 milhões. O Estado tem arrolado essa dívida, mas ainda temos que fazer um rigoroso ajuste fiscal. Vamos economizar em combustíveis, em peças, em diárias e outras áreas. Já contingenciei quase R$ 200 milhões em gastos com as despesas correntes?, completou.

DISCURSOS - Em rápido discurso, o presidente da Câmara de Vereadores de Porto Velho, Alan Queiroz (PSDB), disse ao governador que ?nenhum governo fez tanto por Porto Velho com o seu?. Observou ele que o prefeito Mauro Nazif está enfrentando problemas para colocar a máquina para resolver os problemas que atingem a população porto-velhense.
O último a discursar na sessão plenária de abertura dos trabalhos legislativos da ALE, foi o deputado Hermínio Coelho. ?Não tem jeito de ser otimista com a situação política de Rondônia e até do Brasil. Lamento o valor do salário mínimo praticado no País. Esse valor não dá para a família se alimentar condignamente?, observou.
Hermínio Coelho destacou que há 22 anos mora em Porto Velho e vê todos os anos os protestos populares na estrada do Belmont, no bairro Nacional, e ninguém resolve a situação. ?A Universidade Federal de Rondônia (Unir) está esculhambada e a professora Berenice Tourinho está tentando recuperá-la. Os presídios permanecem abandonados, assim como a BR 364, e as ações políticas são poucas para se resolver a questão prisional?, enfatizou o presidente da Assembléia Legislativa.
Outro ponto citado por Hermínio Coelho foi de que, em Porto Velho, governo e prefeitura vêm brigando pelo esgoto e água. A solução ainda não veio. ?A ponte do Abunã, no distrito do mesmo nome, só é anunciada, mas ninguém faz nada. Os viadutos de Porto Velho continuam abandonados e a entrada da cidade está triste?, disse.
Ao governador Confúcio Moura o presidente da Assembléia foi direto. ?Sou igual São Tomé: só acredito vendo, senhor governador?, disse Hermínio. Ele falou que a Assembléia aprovou um bilhão de reais em empréstimo, mas agora o governo quer gastar na construção de presídios.
Por fim, o deputado Hermínio Coelho disse que a ALE aprovou 90% dos projetos do governo sem barganhar nada. ?Senhor governador se algum deputado barganhar, fale. Vamos trabalhar, denunciar em prol do crescimento do Estado. Fala-se que tem milhões para tudo e a situação do povo continua pior, não se observa melhoria alguma?, completou ao desejar sucesso a todos em seus projetos para 2013. Com informações da Assessoria da ALE.

Fonte:






Noticia vista 1564 vezes


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.