Ministério da Saúde não envia vacina suficiente
A segunda etapa da campanha de vacinação anti-rábica para cães e gatos que foi iniciada na zona rural em Ji-Paraná, não conta com vacinas suficientes. O Ministério da Saúde não enviou as vacinas necessárias, porque o laboratório que fabrica as doses não conseguiu finalizar a produção a tempo.
Segundo o diretor do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), Gilvan Agostinho, a quantidade de vacina enviada para Ji-Paraná não será suficiente para imunizar os cerca de 7 mil animais da área rural.
Conforme Gilvan Agostinho, todos os anos a segunda etapa da campanha é realizada entre os meses de agosto e setembro. Em Ji-Paraná a meta é vacinar 95% dos cerca de 25 mil animais acima de três meses.
Ji-Paraná não registra caso de raiva em cães ou gatos há mais de cinco anos, segundo o diretor do CCZ, Gilvan Agostinho.
A raiva é uma doença fatal, causada por um vírus que ataca o cérebro, afetando o sistema nervoso central dos animais que podem transmiti-la aos humanos por mordedura ou lambedura. A forma mais eficaz de evitá-la é a vacinação dos cães e gatos, que não devem ficar soltos nas ruas. O cão que atacar uma pessoa deve ser observado por dez dias, para que sejam identificados sintomas da doença.
...