Correio Popular Notícia



COMBATE
Confúcio pede guerra contra a dengue

Data da notícia: 04/03/2013
Foto:

(Mary Camata) Após confirmação do Ministério da Saúde (MS) de que Porto Velho é uma das duas capitais brasileiras em risco de epidemia de dengue, o governador Confúcio Moura falou ao CP em entrevista exclusiva sobre os casos de dengue no estado. Segundo o MS, o levantamento de Índice Rápido de Infestação por Aedes Aegypti (Liraa) tem o objetivo de servir como alerta para estados e municípios para combinar ações em residências.

O governador de Rondônia, Confúcio Moura, falou sobre o aumento do número de casos. ?Tivemos sim casos de dengue hemorrágica no Estado que acabaram levando pacientes a morte, porém, a estrutura de saúde do estado de Rondônia, tanto dos municípios quanto do estado, estão bem montadas e com condições de realizar exames rápidos e diagnosticar casos de dengue para orientar o tratamento adequado para a população. Isso tem acontecido em todo o Brasil e quando surgem muitos casos, isso acaba abalando toda a estrutura de um estado e algumas cidades acabam decretando estado de calamidade mas em Porto Velho e em todo o Estado de Rondônia, essas endemias estão bem planejadas?, disse Confúcio.

O prefeito de Porto Velho, Mauro Nazif, destacou que a prefeitura está intensificando forças-tarefas com o apoio de diversas secretarias para amenizar as alagações na cidade para que se evite a proliferação.
[IMG]http://www.correiopopular.net/LKN/Minhas Imagens/20130302-131.jpg[/IMG] Alguns pontos considerados críticos nesta época do ano já foram vistoriados e tomado as devidas providências. Em alguns onde existem canais e igarapés a prefeitura já iniciou abertura e limpeza, retirada de lixo e entulho, os principais causadores das alagações. Além disso, para evitar a proliferação do mosquito da dengue ações conjuntas entre as secretarias de Obras (Semob), a de Saúde (Semusa) e a de Serviços Básicos (Semusb), estão sendo desencadeadas em dezesseis pontos da capital, considerados prioritários.

[b]AÇÕES[/b] - O governador foi enfático em dizer que os prefeitos devem multar a parte da população que não colaborar com a limpeza de suas casas e terrenos. ?A dengue depende muito das pessoas, da própria população, de cada família cuidando das suas casas. É preciso uma conscientização e uma atitude severa dos prefeitos para conscientizar a população do que é preciso fazer para eliminar o mosquito da dengue. Quando a situação é caótica e se perde o controle então é preciso multar aquele morador que teve detectado em seu terreno ou residência a proliferação do mosquito da dengue, só assim, cada um fazendo a sua parte vamos evitar essa epidemia?, disse o governador.

Fonte:






Noticia vista 1532 vezes


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.