NOTAS DOS MUNICÍPIOS
ARIQUEMES I
Na manhã de ontem (4), o prefeito de Ariquemes, Lorival Ribeiro de Amorim, se reuniu com presidente da Fecomércio, Raniery Araújo Coelho, relacionados às atividades desenvolvidas pelo o SESC e o SENAC na cidade. E entre os assuntos do diálogo estavam o desmembramento da área para construção do prédio do SENAC, junto ao SESC, e o Projeto Habilidades de Estudos (PHE). O Chefe do Executivo destacou a importância da parceria entre o município e as instituições, que integram o Sistema S. ?Ter uma unidade do SESC em Ariquemes significa ampliação de cursos que atendam aos anseios da população, principalmente, a capacitação de profissionais para o mercado de trabalho?, declarou o prefeito.Segundo Hilton Gomes Pereira, diretor, ?a ideia é aproveitar parte do terreno onde está o SESC, que desmembrado, seria o local para a construção de um prédio da unidade SENAC?. Ele comunicou que há 347 vagas disponíveis para cursos, entre eles técnico de vendas e auxiliar financeiro.
ARIQUEMES II
O PHE, outro tema abordado na reunião, foi apresentado pela gerente local, Neide Cristina Braga. ?Trata-se de aula complementar e de reforço para alunos da rede municipal de ensino, os quais são realizados em horário oposto em que eles estudam. Hoje trabalhamos com alunos das escolas Levi Alves, Dirceu de Almeida e Magdalena Tagliaferro?, explicou Braga. Dentro deste âmbito educacional, há uma perspectiva de parceria entre SESC e SEMED para a Educação de Jovens e Adultos, cujas propostas foram apresentadas para serem analisadas. De acordo o presidente da Fecomércio, o diálogo foi proativo e importante para a consolidação de parcerias entre a instituição e a Prefeitura. O presidente da Câmara Municipal, Alex Redano, prestigiou o encontro e manifestou que, em sendo necessário a aprovação dos legisladores municipais para o desmembramento da área, ?provavelmente não haverá restrição para tal medida, pois os vereadores apóiam medidas que contribuam para o desenvolvimento da cidade?.
VILHENA
A Prefeitura de Vilhena realizou na manhã da última sexta-feira (01), a XXIX Audiência Pública da Saúde referente às ações e serviços da Secretaria Municipal de Saúde do 4º trimestre de 2012, no auditório municipal. A Audiência serviu para apresentar à população uma ampla prestação de contas dos serviços oferecidos pelos diversos setores que compõe a saúde em Vilhena, atendendo a lei Federal nº 8.689-1993. Durante a abertura da Audiência estiveram presentes, o coordenador do Núcleo de Educação e Saúde, Paulo Tarcisio Cremasco, Agentes Comunitários de Saúde, enfermeiros, gerentes das Unidades de Saúde e membros da comunidade em geral. O prefeito Zé Rover não pode se fazer presente, mas comentou a importância do evento para o desenvolvimento do município. ?É uma forma de mostrarmos em números e em dados o trabalho que tem sido desenvolvido por cada setor da saúde, é um dever nosso prestar contas para a população das ações que temos feito? destacou.
CACOAL
Cerca de 320 produtores de café, em Cacoal, participaram de um dia de campo voltado para investimentos na produção, no último sábado (2). O dia de campo foi voltado para a formação de lavoura com mudas clonais. A EMATER (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural) afirma que pretende incentivar o uso de novas tecnologias para que o plantio tenha retorno. A propriedade escolhida para o dia de campo foi a do produtor rural Arnelei Sérgio Kalk, localizada na linha 15-B, lote 85-E, gleba 8. Arnelei conta com 14 mil plantas. Além da colheita, o produtor ainda fornece anualmente cerca de 400 mil mudas para outros produtores da região. A média esperada pelo produtor para a colheita de 2013 é de cerca de 100 sacas por hectare. A média considerada para Rondônia é de 15 sacas, segundo a Emater.
...