Correio Popular Notícia




Polícia Civil deflagra "Operação Thanatos"

Data da notícia: 06/03/2013
Foto:

[IMG]http://www.correiopopular.net/LKN/Minhas Imagens/20130307-171.jpg[/IMG] (Da Redação) Teve início na última terça-feira (05), a Operação "Thanatos?, voltada para o combate aos crimes de homicídio consumados e atentados ocorridos recentemente no município de Ariquemes e região. Ações foram empreendidas no sentido de dar uma pronta e imediata resposta do Estado contra os elevados índices de violência na cidade de Ariquemes e localidades adjacentes, com a urgente solução dos recentes inquéritos policiais instaurados e a prisão dos suspeitos envolvidos nos crimes apurados.
Participaram da Operação o delegado Regional de Ariquemes, Thiago Flores, os delegados titulares das 1ª, 2ª e 3ª delegacias de Polícia Civil de Ariquemes, respectivamente: Rodrigo Spiça, Ricardo Souza Rodrigues e Rodrigo Silva Duarte, a delegada titular da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher, Juliana Hérica de Araújo Tavares, o delegado titular da 1ª Delegacia de Polícia Civil de Buritis, Lucas Torres Ribeiro e os delegados Vinícius Lucena Tavares Bastos e Rodrigo Camargo Ribeiro.
Na operação, denominada "Thanatos" em referência a um personagem da mitologia grega que personificava a morte, foram solucionados quatorze inquéritos policiais, que permitiram a identificação de dezesseis suspeitos, dos quais sete foram presos e permanecem à disposição da justiça, dois terão a qualquer momento suas prisões preventivas decretadas e apenas seis ainda estão foragidos.

INVESTIGAÇÃO - Uma análise criminal elaborada pela Polícia Civil de Ariquemes apontou que os homicídios investigados estão em sua maioria particularmente relacionados a razões passionais (normalmente praticados de forma repentina); questões patrimoniais (praticados de forma planejada); e acertos de contas ou dívidas de drogas (praticados com características típicas de execução).
O alto índice de violência no município de Ariquemes de deve a diversos fatores históricos e sociais da região, dentre eles:
As explorações do garimpo que promoveram uma migração indiscriminada e sem controle de pessoas para o município em busca de emprego, somadas a ausência de uma política de fiscalização e apoio social a esses indivíduos, por parte do governo;
A falta de investimentos para o combate efetivo da criminalidade, que por consequência cria uma expectativa de impunidade que incentiva a reincidência criminosa, e a formação de quadrilhas voltadas para a prática de roubos e execuções, que se instalaram e se estabeleceram na região em decorrência dos fatores anteriores.
Foram realizados estudos estatísticos pelas delegacias de Polícia Civil, que permitiram uma análise comparativa dos meses de janeiro e fevereiro de 2012 com o primeiro bimestre de 2013, quando ocorreram na região : 11 homicídios consumados e cerca de 8 tentativas de homicídio, no 1º bimestre de 2012, e 14 homicídios consumados e 11 tentativas neste mesmo período em 2013, revelando um aumento significativo da violência. Dos 24 homicídios consumados e tentados em 2013, 10 foram solucionados apenas nesta operação, sendo 7 homicídios consumados e 03 tentativas.

DADOS - Após o levantamento de dados efetuado pela Polícia Civil foram estabelecidas diretrizes de atuação e combate aos índices de homicídios, cujas providências preliminares consistem na:
Atuação repressiva imediata aos crimes de homicídios, assim que praticados, visando à elucidação do inquérito e a prisão do (dos) suspeito (os) nas primeiras horas;
A desarticulação de quadrilhas e co-partícipes que atuem em atividades típicas de extermínio, vulgarmente conhecidas como ?pistolagem?.
O auxílio ao poder judiciário na fiscalização de apenados que sejam colocados em liberdade condicional, monitorando suas atividades, como forma de evitar a reincidência que é muito comum em indivíduos voltados para a prática de homicídios. Os inquéritos policiais restantes serão concluídos e encaminhados ao Ministério Público para oferecimento de denúncia dos suspeitos. Com informações da ASCOM/PC/RO.

Fonte:






Noticia vista 1490 vezes


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.