OCORRÃNCIAS POLICIAIS
QUEDA NA CRIMINALIDADE I
Com base nos resultados de estatÃsticas criminais apresentados pelo Anuário Brasileiro de Segurança Pública ? ano 6/2012, no comparativo 2010/2011, houve uma queda significativa na criminalidade em Rondônia. por anos, Rondônia figurou no ranking nacional como Estado com maior Ãndice de criminalidade por 100 mil habitantes. Motivo de muita preocupação dessa atual gestão, que com apoio do Governo da Cooperação conseguiu alocar recursos para a segurança pública, dinamizando o serviço operacional de forma a oferecer maiores condições para o enfrentamento a criminalidade.
QUEDA NA CRIMINALIDADE II
Em 2010, Rondônia registrou em números absolutos 548 homicÃdios dolosos, sendo 35,1 por 100 mil habitantes. No ano de 2011 tivemos uma significativa queda, passando de 548 para 399 homicÃdios, sendo 25,3 por 100 mil habitantes. Quanto ao crime de latrocÃnio, em 2010 registramos 26, sendo 1,7 por 100 mil habitantes. Em 2011 tivemos um decréscimo exponencial, 12 latrocÃnios registrados, sendo 0,8 por 100 mil habitantes. Para o Secretário de Segurança, Marcelo Bessa, esse resultado é fruto do empenho do governo em investimentos pesados no setor de Segurança Pública. As informações foram produzidas pelo Sistema de EstatÃsticas em Segurança Pública e Justiça Criminal (Sinesp JC), Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP), Ministério da Justiça (MJ), Instituto Brasileiro de Geografia e EstatÃstica (IBGE) e Fórum Brasileiro de Segurança Pública.
ENTREGA DE EQUIPAMENTOS
O Secretário de Segurança, Defesa e Cidadania, Marcelo Bessa, na última segunda-feira (04), realizou a entrega de mobiliários ao 4º Grupamento da PolÃcia Militar no municÃpio de Pimenteiras. Nesta primeira etapa foram entregues cadeiras giratórias, mesas para reunião, estações de trabalho, GPS-câmera de 3.2 megapixels com georeferência automática, GPS veicular, beliches para alojamento, colchões e armários. Numa segunda etapa serão entregues diversos outros equipamentos correlatos à Segurança Pública. O secretário reuniu-se com os Policiais Militares e o Prefeito de Pimenteiras, onde ouviu os anseios da tropa e da comunidade local, representada pelo Prefeito João Miranda, bem como explanou acerca dos investimentos a serem realizados na Segurança Publica, a importância de parcerias, o engajamento de todos e a contratação de pessoal.
PRISÃO DE ESTELIONATÃRIOS
Na tarde da última quarta-feira (06), uma Guarnição de Rádio Patrulha conseguiu prender, em flagrante, dois homens que tentavam pagar uma compra em uma loja de maquinários agrÃcolas com cheques furtado. Eles foram identificados como C.C..B, de 40 anos e N.A.S, de 42 anos. De acordo com a PolÃcia, há pouco mais de 15 dias, o proprietário das folhas de cheques estava internado no Hospital Cosme e Damião, em Porto Velho, quando teve seu veÃculo arrombado. Os criminosos levaram uma bolsa contendo alguns documentos pessoais e um talão contendo 30 folhas de cheques em branco. A PolÃcia ainda informou que a dupla estava pagando a compra de dois moto serras com uma folha de cheque, no valor de R$ 4.990,00, sendo que o valor descrito no cheque estava com erros grotescos de grafia (No cheque constava o valor R$ 4.990.000.00).
ALERTA
A vÃtima faz um alerta aos comerciantes que ao se depararem com as folha de cheque do Banco Bradesco, em nome de J. D. da Silva Construtora - ME, dos números entre 0036 a 0068, ligar imediatamente para o 190 e informar que são produtos de furto. Durante uma busca minuciosa nos suspeitos, os PM's encontraram mais três folhas da mesma vÃtima, todas com o mesmo valor e duas folhas de outras bancos de Ji-Paraná. Fonte: Comando190.com.br/FLS
PRISÃO
Após intensas investigações sobre um ponto de venda de entorpecentes, a PolÃcia Civil já tinha um suspeito e no último dia 04, uma equipe de policiais civis abordou uma residência localizada na Av. JK, bairro Cidade Alta, Alvorada do Oeste-RO. O suspeito identificado como V. N.M. foi visto saindo da casa pelos policiais de campana. Com autorização expressa da moradora (companheira do investigado), foi feita uma revista no local durante a qual foram encontradas cinco porções grandes de entorpecente, tipo crack escondidas no quarto do casal.
REVISTA
Diante dos fatos a PolÃcia Militar foi solicitada para prestar apoio na ação, dando continuidade à revista encontraram diversos objetos de origem duvidosa. Em seguida, o suspeito investigado foi capturado e apresentado na 1ª Delegacia de PolÃcia Civil de Ariquemes juntamente com os objetos ilÃcitos apreendidos. Na delegacia foi verificado que V.N.M. já havia sido sentenciado por tráfico de drogas no ano de 2006 e estava em liberdade condicional, em tese ele é considerado reincidente. Um inquérito policial foi instaurado para apuração dos fatos.
...