Papa Francisco
Jorge Mario Bergoglio é o cardeal argentino eleito novo papa
O cardeal argentino Jorge Mario Bergoglio, arcebispo de Buenos Aires, se tornou nesta quarta-feira o pontífice de número 266 da Igreja Católica, sucedendo o agora papa emérito Bento XVI, que tornou efetiva sua renúncia no dia 28 de fevereiro. Bergoglio, agora papa Francisco, nasceu em 17 de dezembro de 1936 na capital argentina, filho dos italianos Mario Bergoglio, um funcionário ferroviário, e Regina.
O papa Francisco disse nesta quarta-feira em seu primeiro pronunciamento aos fiéis que 'parece que os cardeais foram buscar o novo pontífice no fim do mundo', em referência a seu país, a Argentina. 'Começamos este caminho da Igreja Católica Apostólica Romana, bispo e povo, juntos, em irmandade, amor e confiança recíproca. Rezemos uns pelos outros, por todo o mundo, para que haja uma grande irmandade. Este caminho deve dar frutos para a nova evangelização', declarou Francisco, em sua primeira aparição perante os fiéis após ser eleito pontífice.
O novo papa se apresentou perante as dezenas de milhares de fiéis que enchiam a Praça de São Pedro do Vaticano vestido com a batina branca, mas sem o manto vermelho. 'Irmãos e irmãs, boa tarde. Sabeis que o dever de um conclave é dar um bispo a Roma e parece que meus irmãos cardeais foram buscá-lo no fim do mundo, mas já estamos aqui', foram as primeiras palavras que pronunciou, no meio dos aplausos dos presentes e de várias bandeiras argentinas.
Depois pediu aos fiéis que rezem a Deus que lhe abençoe e teve palavras de lembrança para Bento XVI, que, segundo fontes oficiais vaticanas, acompanhou o anúncio e a apresentação do novo papa pela televisão. Francisco deu sua primeira bênção Urbi et Orbi à cidade de Roma e a todo o mundo. Com informações do G1.
...