Segurança Pública é debatida em reunião em Buritis
(Assessoria) O Comandante do 7º Batalhão da Policia Militar, Coronel Ênedy, esteve na manhã de ontem (14) em Buritis, para participar de um encontro na Câmara de Vereadores do município onde debateu os planos de combate a violência da região conhecida em Rondônia como Vale do Jamari, que interliga nove municípios.
A reunião contou com a presença, da Secretária Municipal de Governo Raimunda Siqueira, representando o prefeito de Buritis, o presidente da Câmara Reinaldo Silvestre e demais vereadores, além de Secretários Municipais e representantes da segurança pública do Estado.
O objetivo do encontro foi de esclarecer baseando-se em dados e estatísticas as problemáticas e possíveis prevenções para a segurança dos habitantes da região. Nos últimos anos, a região do Vale do Jamari tem se mantido como a mais violenta do Estado de Rondônia. Em termos populacionais Ariquemes se encontra na primeira cidade mais violenta do Estado e Buritis em segundo lugar.
No encontro, o secretário passou diretrizes e metas que já vem sendo realizadas para diminuir os índices de criminalidade. Segundo ele, a ajuda da população em identificar e contatar a policia é de suma importância. ?Nós precisamos urgentemente pacificar essa região. Já estamos conseguindo fazer um grande trabalho. Os índices já estão caindo, devido ao grande trabalho da Policia. Mas isso precisa melhorar ainda mais?, disse o Coronel Ênedy.
Segundo o Comandante, o número de vítimas de homicídios aumentou de 29 em 2011, para 40 em 2012 só na cidade de Buritis. Os números são alarmantes para uma região com cerca de 35 mil habitantes. Para que haja um entendimento da gravidade do assunto, uma das alternativas segundo a policia é que palestras e campanhas levem as escolas, residências e comércio em geral, dicas de como manter a segurança da população.
A Secretária Municipal de Governo, Raimunda Siqueira, parabenizou a ação da Policia Militar, que age com muita responsabilidade na região. E afirmou ainda que a Policia será homenageada em breve com uma moção de aplausos pelo trabalho realizado em Buritis. ?Não adianta ter saúde e educação, se uma cidade não tiver segurança. Já implantamos uma Comissão Executiva que está em fase de implantação e elaboração de ações para todos os setores, e a segurança é prioridade para Buritis?, ressaltou Raimunda.
Assuntos como concursos regionalizados, iluminação pública para coibir ação de marginais, intensificação na segurança do trânsito, presídio, penas de detentos entre outros entram na pauta da reunião. Segundo o Presidente da Câmara essas reuniões são muito importantes para que haja uma mudança no setor. ?Precisamos mudar o quadro e assim como outros municípios, tornar a nossa região, uma referência boa em segurança do nosso Estado. Vamos manter sempre esse contato para reverter tudo isso?, finalizou o Reinaldo Siqueira. Com informações da Assessoria.
...