Correio Popular Notícia



CAERD
Falta de água volta a preocupar população de Ji-Paraná

Data da notícia: 19/03/2013
Foto:

(Josias Brito) Depois de quase uma semana sem falta d´água, mais uma vez, moradores dos bairros do segundo distrito, no município de Ji-Paraná, hoje (19), acordaram sem água nas torneiras. Além desses locais, moradores de alguns bairros do primeiro distrito, também foram atingidos com o problema.

[IMG]http://www.correiopopular.net/LKN/Minhas Imagens/20130319-151.jpg[/IMG] Nos bairros do segundo distrito, como o Nova Brasília, Primavera, São Pedro, Riachuelo, Duque de Caxias, São Francisco, JK e outros, a falta de água tem se tornado mais frequente nos últimos meses. De acordo com a dona de casa Marlene Lopes, nas últimas semanas, não subiu água para a sua casa, localizada no bairro JK. ?Tenho que usar um poço improvisado, para pegar água para mim e meus filhos. É graças à caridade dos vizinhos que eu também tenho água para lavar roupas, quando acontece a suspensão?, explica.

O pedreiro José Carlos da Silva instalou mais uma caixa d´água em casa para evitar ficar sem água, quando ocorre a suspensão. ?Tenho uma caixa de 500 litros, mas, há três dias, instalei mais uma porque não posso ficar sem água?, ressalta.
De acordo com o Gerente Operacional da CAERD (Companhia de Àgua e Esgoto do Estado de Rondônia), regional de Ji-Paraná, Carlos Pilenghy da Silva, a Companhia de Água teve que interromper o abastecimento no segundo distrito devido a necessidade de trabalhar na adutora de 400 milímetros que esta localizada entre as ruas Sete de Setembro e São Luiz. ?A suspensão ocorrerá a partir das 7h da manhã de hoje e a previsão que o fornecimento volte a normalizar às 18h?, destacou.
Os representantes da Companhia já foram chamados para justificar essa falta de água, em audiência na Câmara de Vereadores. Indagados sobre o porquê desta precariedade do abastecimento, eles informaram que é a falta de manutenção ou de investimento nas redes de distribuição da cidade, que são muito antigas.

Conforme o gerente operacional da Companhia em Ji-Paraná, o problema ocorrem devido ao rompimento das adutoras de 400 milímetros, que vem ocorrendo em vários pontos da cidade. ?Não há como realizar os serviços sem paralisar o fornecimento de água. Por isso tivemos que interromper o abastecimento em vários bairros da cidade em grande parte do dia, inclusive em todo o Segundo Distrito", explicou Carlos Pilenghy.

Em nota enviada a imprensa, a companhia informou a população sobre a interrupção do abastecimento da água no dia de hoje, alertando ainda aos moradores para que economizassem a água no período da manhã, por causa da manutenção na rede. ?Sempre procuramos informar a nossa população sobre as interrupções e os motivos que nos leva a realizar tal procedimento, para que, ninguém seja pego despercebido?, frisou.

Carlos Pilenghy explica que todas as ações são planejadas pelos técnicos e engenheiros da empresa com objetivo de acelerar os trabalhos e a retomada do abastecimento. ?Mesmo assim, precisamos contar com o apoio da população, para que use a água racionalmente e evite desperdícios até a normalização total do sistema de distribuição?, ressalta Valdir. Os moradores que dispõem de reservatório domiciliar não sentiram a falta de água. As redes de distribuições em Ji-Paraná deverão ter a obra de ampliação iniciadas ainda este ano.

[b]TROCA DE ADUTORA[/b] ? A Companhia de Água e esgoto em Ji-Paraná, garantiu ao município, durante a assinatura do contrato de renovação para os próximos cinco anos, que irá trocar as novas adutoras que abastecem água no município. Os trabalhos desenvolvidos pela Caerd, ficou na responsabilidade da AGERJI (Agência Reguladora de serviços públicos delegados de Ji-Paraná) que, a partir de agora, será responsável em regular e fiscalizar as ações da Caerd nas áreas técnica, operacional, contábil, econômica, financeira, tarifária e de atendimento aos usuários.

Com a assinatura do contrato-programa, a primeira providência da Caerd será providenciar a licitação de uma nova adutora para atender a demanda do Segundo Distrito. Porém estão previsto no período de vigência do contrato obras de expansão dos serviços, novas ligações de água e a construção de uma estação de tratamento além do atendimento dos Distritos de Nova Londrina e Nova Colina.
Outro ponto importante é que a Caerd terá à disposição R$ 38 milhões, recursos contratados através do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), que só poderão ser investidos no município de Ji-Paraná e os recursos arrecadados pela Companhia no município passarão a ser investidos em infraestrutura na própria cidade, seguindo o plano setorial de abastecimento de água e esgoto do município e demais normas estabelecidas no contrato-programa.


Fonte:






Noticia vista 1593 vezes


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.