Correio Popular Notícia




Polícia Civil intensifica combate a criminalidade no Vale do Jamari

Data da notícia: 21/03/2013
Foto:

[IMG]http://www.correiopopular.net/LKN/Minhas Imagens/20130322-171.jpg[/IMG] (Da Redação) A região do Vale do Jamari, em Rondônia, é composta por nove municípios: Alto Paraíso, Ariquemes, Buritis, Cacaulândia, Campo Novo de Rondônia, Cujubim, Machadinho do Oeste, Monte Negro e Rio Crespo. Nessa região residem pouco mais de 200 mil habitantes. Por ser uma área de intenso conflito agrário, com população predominantemente de baixa renda e escolaridade, hoje, a região apresenta o maior índice de criminalidade do Estado com relação ao número de habitantes.
Porém, o Governo tem demonstrado sua preocupação em promover a segurança dos cidadãos através da Delegacia Regional de Polícia Civil em Ariquemes que é responsável pela apuração dos crimes cometidos no âmbito do Vale do Jamari, sua circunscrição. A delegacia tem promovido mensalmente operações com objetivos específicos para gradualmente reduzir os índices de criminalidade, a despeito dos fatores históricos e sociais que ensejaram este quadro.
Em meados de 2012 a Polícia Civil deflagrou a operação ?Pentágono? mobilizando um grande efetivo policial para o combate ao tráfico de drogas, na ação foram presas cerca de 30 pessoas.
A bem sucedida operação não se resumiu apenas ao combate do narcotráfico, mas também, de forma reflexa, a redução de crimes contra o patrimônio e contra a vida, que em sua maioria são praticados em decorrência dele.
No mesmo ano, a Polícia Civil empreendeu operações com o objetivo de reprimir a onda de explosões a caixas eletrônicos que aterrorizou os moradores da região do Vale do Jamari. Vários envolvidos foram presos e boa parte do dinheiro das instituições financeiras foi recuperada.
As ações tiveram o apoio da Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal e Força Nacional de Segurança Pública e demonstraram o esforço do governo de Rondônia em neutralizar as ações de quadrilhas organizadas na região .
No primeiro trimestre do ano a Delegacia Regional Polícia Civil de Ariquemes deflagrou no Vale do Jamari as operações: ?Judéia?, com o escopo de efetivar a prisão de indivíduos ligados ao tráfico de drogas, operação ?Afrodite? objetivando reprimir a prática de crimes sexuais e a prostituição infantil, e a operação ?Thanatos?, a maior operação policial realizada no Estado para o combate aos crimes de homicídio consumados e tentados ocorridos na região.
O Diretor Geral de Polícia Civil, Pedro Roberto Gemignani Mancebo informou que não tem medido esforços para, juntamente ao Departamento de Polícia do Interior, dar apoio às operações empreendidas na região do Vale do Jamari e estabelecer um vínculo de parceria com demais órgãos de Segurança Pública para o combate efetivo da violência, especialmente com relação aos conflitos agrários que tem repercutido de forma não positiva na mídia nacional, e inclusive, em matéria de segurança, são a maior preocupação dos prefeitos municipais. Com informações da ASCOM/PC/RO.

Fonte:






Noticia vista 1473 vezes


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.