Correio Popular Notícia




Sedam realiza estudos de águas subterrâneas na bacia Amazônica

Data da notícia: 22/03/2013
Foto:

[IMG]http://www.correiopopular.net/LKN/Minhas Imagens/20130323-243.jpg[/IMG] (Da Redação) A apresentação dos estudos de ?Avaliação dos Aqüíferos das Bacias Sedimentares da Província Hidrogeológica Amazonas?, que está sendo realizado pelo consórcio Techne/Projetec, foram acompanhados na última quarta-feira (20) pelos técnicos ligados a área de meio ambiente dos Estados de Rondônia, Pará e Amazonas. O evento foi promovido pela ANA (Agência Nacional de Águas), em Porto Velho.
Os estudos visam à geração de conhecimento hidrogeológico sobre os principais sistemas aquíferos da região. Também será feita a seleção de cinco áreas urbanas para estudos pilotos, nas cidades de Macapá, Porto Velho, Rio Branco, Santarém e Tabatinga, onde as águas subterrâneas desempenham importante papel no abastecimento publico.
?A partir deste estudo será possível, futuramente, a realização de procedimentos iniciais para elaboração de projeto para proteção Ambiental e gestão sustentável das águas subterrâneas na região amazônica?, explicou o geólogo Jose Trajano, Coordenador de Recursos Minerais da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam), que faz parte da Comissão Técnica de Acompanhamento e Fiscalização dos estudos.
O representante da ANA, Fabrício Bueno da Fonseca Cardoso, destacou que em dois anos de projeto e por ser o primeiro estudo de água subterrâneas no Amazonas a comissão técnica de acompanhamento e fiscalização dos estudos se reúnem a cada 90 dias. ?Com a conclusão dos trabalhos vamos divulgar e apresentar a sociedade com o objetivo de trazer estudos mais detalhados e recursos para os órgãos de meio ambiente?, ressaltou.
abastecimento de cidades, ainda segundo dados da agência, tem crescido nas últimas décadas e a tendência é que o crescimento deve continuar, especialmente nos estados mais desenvolvidos. Cerca de 90% das cidades do Paraná e do Rio Grande do Sul são abastecidas por águas subterrâneas. O potencial total explorável dos aquíferos brasileiros é estimado em 4.095 m³ por segundo. Com informações de Marilza Rocha ? Assessoria Sedam.

Fonte:






Noticia vista 1435 vezes


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.