ALE inova e é a primeira do país a receber estagiários
(Da Redação) A Assembleia Legislativa de Estado de Rondônia inova e foi a primeira do Brasil a receber estagiários e menores aprendizes para trabalhar na casa de Leis. A apresentação dos novos membros, que fazem parte do CIEE (Centro de Integração Empresa-Escola) aconteceu na manhã de ontem (22) no plenário da ALE, foram 70 estagiários e 50 menores aprendizes que devem começar a trabalhar na Casa de leis. O primeiro grupo de estagiário começa a atividade na próxima segunda-feira (25) e os menores aprendizes a partir de abril
Durante a apresentação dos estudantes o diretor do CIEE, Cláudio José Ferreira e os diretores de departamentos e chefes de gabinete do Poder Legislativo deram boas vindas aos novos integrantes da ALE. De acordo com Cláudio José Ferreira, a Assembleia de Rondônia é a primeira em todo país a abrir espaço para o estagiário. ?Um ato inédito que entra para a história do Poder. Por conta disso, agradecemos muito a iniciativa do presidente deputado Hermínio Coelho, pois devemos investir na educação dos nossos jovens e dar oportunidade para que possam desempenhar seus papeis?, afirmou.
O deputado estadual Maurão de Carvalho (PP) em nome de todos os parlamentares deu as boas vindas aos novos profissionais que estarão na Assembleia pelos próximos dois anos. ?É muito bom ter vocês aqui conosco. Uma satisfação pessoal saber que a Assembleia vai além e permite que jovens e adolescentes tenham um local de aprendizado e podem colocar em prática o que aprendem na faculdade?, disse.
O secretário Geral da ALE Arildo Lopes da Silva apresentou todos os diretores de departamentos e chefes de gabinetes e desejou que os alunos aproveitem bem esse período e que cada um se sinta responsável por cada função que irá receber. ?A proposta também é de que os alunos e menores aprendizes tenham esse contato com o Poder Legislativo, uma forma de aproximar comunidade?, enfatizou.
Já a chefe da SRH (Superintendência de Recursos Humanos) Eva Wilma, criou duas comissões para receber e orientar cada programa. As equipes formadas por três profissionais da Assembleia vão orientar, tirar duvidas e encaminhar cada um para as áreas preestabelecidas para o estágio e aprendizado.
A Assembleia Legislativa receberá estagiários nas áreas de direito, comunicação social (publicidade e jornalismo), administração, economia, ciências contábeis, engenharia civil, letras e psicologia. Já os menores aprendizes serão do nível médio.
Os menores aprendizes terão um contrato de dois anos e carteira assinada. O estagiário um bolsa no valor de R$ 933,00 e o menor aprendiz, 50 por cento do salário mínimo, ou seja, R$ 339,00. Tanto o estagiário, quanto o menor aprendiz terão auxílio transporte.
No final do contrato, todos receberão certificado do CIEE desde que tenham participação mínima de 90 por cento. Eles serão acompanhados e avaliados. Também terão direito a 30 dias de recesso, que pode ser contínuo, ou de 15 dias a cada semestre.
O CIEE está em Rondônia há 14 anos. A Lei Federal nº 10.097/00 estabelece uma cota obrigatória de participação das empresas no processo de profissionalização do adolescente. O Programa Aprendiz Legal do CIEE surgiu em decorrência desta Lei e contempla a faixa etária de 14 a 24 anos. Com informações da Assessoria.
...