Correio Popular Notícia




Acir pede criação de programa para melhoria de estradas vicinais

Data da notícia: 27/03/2013
Foto:

[IMG]http://www.correiopopular.net/LKN/Minhas Imagens/20130327-131.jpg[/IMG] (Da Redação) Em pronunciamento nesta terça-feira (26), o senador Acir Gurgacz (PDT-RO) defendeu a criação de um programa nacional de melhoria das estradas vicinais, que vai contribuir para transformar a imagem do meio rural.
Acir Gurgacz também ressaltou que é preciso inverter a lógica dos investimentos, hoje concentrados no meio urbano, para que os municípios possam ter condições de manter o homem no campo. O agronegócio é responsável por 30% do Produto Interno Bruto (PIB) nacional, e sustenta um superávit de US$ 17.9 bilhões na balança comercial. ?Não existe política pública federal para melhoria das condições de vida no meio rural. É necessário um esforço maior do governo para transformar o meio rural em um local bom de viver. A falta de infraestrutura contribui para a imagem negativa que se tem do campo?, afirmou.
Gurgacz disse que a metodologia oficial que respalda a aplicação de políticas públicas tem resultado em prejuízo para a agricultura, ao criar uma ?confusão? entre os conceitos de rural e urbano. Levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostra que apenas 16% da população brasileira vive no campo, enquanto pesquisa do Instituto Americano de Cooperação para a Agricultura (IICA), em parceria com bancos oficiais e diversos ministérios, sustenta que 40% dos brasileiros poderiam ser considerados do meio rural, pois 89% dos municípios do país possuem menos de 50 mil habitantes e são basicamente rurais.

DADOS - Gurgacz salientou que os dados e métodos do IBGE para classificação rural persistem, embora sejam contestados há mais de dez anos por cientistas sociais e estudiosos do tema, conforme destacaram os participantes de painel promovido pela Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA) na última sexta-feira (22).
Para o senador, os municípios brasileiros são basicamente rurais, vivem do agronegócio e da agricultura familiar. Essas cidades, segundo ele, atuam como prestadoras de serviço para quem mora no campo, e por isso deveriam ser consideradas rurais, e não urbanas.
Acir defendeu, ainda, a oferta de atividades de fomento como crédito rural, assistência técnica, educação, saúde e infraestrutura à população desses municípios, que sofrem com a dificuldade de acesso e serviços, em decorrência da concentração de investimentos no meio urbano. Com informações da Agência Senado.

Fonte:






Noticia vista 1404 vezes


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.