Correio Popular Notícia




Emater orienta agricultores na adoção de tecnologias para pecuária leiteira

Data da notícia: 27/03/2013
Foto:

(Da Redação) Com o objetivo de incentivar a adoção de novas tecnologias por parte dos agricultores, o escritório da EMATER (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural) de Novo Riachuelo proporcionou uma visita de intercâmbio na Linha Oitavinha, localizada no Município de Alvorada do Oeste. Na oportunidade, produtores de leite puderam conhecer de perto o manejo de pastagem rotacionado aliado a prática da correção do solo, adubação e irrigação por aspersão.
[IMG]http://www.correiopopular.net/LKN/Minhas Imagens/20130328-231.jpg[/IMG] Através do extensionistas Erik Epitácio, a Emater já vem, há algum tempo, incentivando agricultores de Novo Riachuelo a adotarem as técnicas no processo produtivo da pecuária de leite. Exemplo disso está no manejo sanitário, reprodutivo e alimentar, com vistas à melhoria da qualidade do leite e elevação da produtividade, que na região ainda é baixo se levar em conta o potencial genético dos animais.
A SEAGRI (Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Regularização Fundiária), através do PROLEITE (Fundo do Programa de Melhoria da Qualidade do Leite), do governo estadual, tem beneficiado os agricultores com um projeto de manejo de pastagens. Um desses beneficiários foi o agricultor Jovelino Lourenço, morador da Linha 110, do distrito de Novo Riachuelo.
Lourenço aloja 13 animais em uma área de aproximadamente um alqueire. ?Antes esses animais eram alojados em uma área de oito alqueires e produziam cerca de 90 litros de leite, hoje produzem os mesmos 90 litros só que em uma área de apenas um alqueire, o que consideramos um grande avanço? avalia o agricultor.
Outro agricultor, Samoel Carolino, que também acompanhou a visita, diz que pretende investir no pastejo rotacionado, no sistema de irrigação e na produção de silagem para alimentar seu rebanho no período de estiagem. Para isso já plantou um alqueire de milho para fazer silagem, o que deve acontecer no final de maio, e já solicitou da Emater a elaboração de um projeto para financiamento através das linhas de crédito rural.

AÇÕES - De acordo com Samoel, ?estamos numa região privilegiada, pois temos muita água e um povo trabalhador e esses dois fatores aliados à assistência técnica e ao crédito rural certamente contribuirão de forma positiva para a melhoria das condições de vida dos agricultores?.
Para o gerente do escritório da Emater local, Francisco Assis Sobrinho, essas ações colaboram com o processo de desenvolvimento da região. ?As visitas de intercâmbio contribuem para o a divulgação daquilo que de bom estamos fazendo e quando um agricultor ou um grupo tem a oportunidade de conhecer outras experiências, eles têm a certeza de que, se alguém conseguiu fazer, eles também são capazes?.
O gerente diz ainda que o rebanho leiteiro da região já tem uma boa genética e que a priorização da alimentação e da sanidade animal contribuirá muito para elevação da produtividade leiteira. ?Boa parte desse rebanho é originário do projeto Inseminar, que integra o conjunto de ações e subprogramas do Proleite, e que há mais de dez anos vem sendo implementado em todas as regiões do estado através da Emater?, diz. Ainda segundo o gerente está sendo levada em consideração a vontade dos agricultores para investir no setor, o que fortalece a economia tanto nos municípios como no estado. Com informações de Wania Ressutti ? Assessoria Emater.

Fonte:






Noticia vista 1459 vezes


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.