Morro Chico Mendes terá acesso asfaltado
(Da Redação) Um dos principais pontos turísticos de Rondônia, o topo do Morro Chico Mendes, localizado no município de Ouro Preto do Oeste, terá seu acesso asfaltado pelo governo estadual. A obra está em fase de licitação e deve começar até o final do próximo mês (abril), informa o diretor-geral do Departamento de Estradas de Rodagem e Transportes (DER), engenheiro Lucio Mosquini.
Conforme o projeto, do pé do morro até o mirante são 3.080 metros que serão pavimentados. Neste asfalto o governo investirá R$ 632 mil. O prazo de execução da obra é de 150 dias, ou seja, se começar no final de abril deverá ser concluída no final de setembro.
Em passagens pelo município de Ouro Preto, o governador Confúcio Moura tem afirmado que o asfalto no acesso ao topo do Morro Chico Mendes é de fundamental importância para o turismo da região Central do Estado. Destaca, ainda, que Ouro Preto faz parte da rota internacional do turismo e que a região precisa se preparada para receber os visitantes.
O prefeito Alex Testoni frisa que no Morro Chico Mendes é realizado um dos principais campeonatos de parapente do Brasil, contando com a participação de mais de 100 esportistas, inclusive de outros países. ?Centenas de pessoas visitam o Morro durante os finais de semana. O asfalto que existia foi feito há mais de 20 anos e ?desapareceu?. O local tem 680 metros de subida íngreme e precisa do asfalto para garantir a segurança dos turistas?, detalha o prefeito.
TURISMO - O município de Ouro Preto foi a primeira cidade de Rondônia a conquistar o selo de estância de turismo e está apto a receber incentivos federais (através de projetos aprovados) para desenvolver o turismo na região. O projeto de Lei Complementar (nº 664, de 7 de maio de 2012) que criou a primeira estância turística de Rondônia é de autoria do deputado estadual Jaques Testoni. O projeto estabelece requisitos mínimos para criação de estâncias no Estado e emissão do título concedido pelo próprio governo estadual através da Secretaria de Turismo (SETUR).
De acordo com o deputado, Ouro Preto, junto com as cidades de Porto Velho e Guajará-Mirim, fazem parte da rota internacional do turismo, num levantamento feito pelo governo federal na rota Pantanal/Amazônia/Andes. ?O governo estadual tem projetos que chegam ao valor de R$ 7,5 milhões, para atrair visitantes para Ouro Preto?, frisa o deputado. Com informações do DER.
...