GIRO ESPORTIVO
Aluísio Ferreira
O projeto para a construção do Centro Olímpico no Estádio Aluísio Ferreira foi apresentado na última segunda-feira (25) durante encontro do governador Confúcio Moura, do diretor-geral do DEOSP (Departamento Estadual de Obras e Serviços Públicos), Lúcio Mosquini, juntamente com a secretária de Estado dos Esportes da Cultura e do Lazer (Secel) Cleidimara, além do gerente de Esporte e Lazer, Eduardo Botelho. O Centro Olímpico, que será construído dentro do Estádio Aluízio Ferreira em Porto Velho, vai contar com centro de treinamento; pista de atletismo oficial e campo de futebol; revitalização da arquibancada com ampliação da cobertura, sala de musculação; sala de planejamentos e cursos; gerência de esportes com hall de entrada; quadra poliesportiva para as práticas de voleibol, basquetebol, handebol , futsal e tênis, além de camarotes. Para a urbanização da área externa é previsto um estacionamento e a valorização do espaço onde fica a árvore da castanheira patrimônio do estádio e da capital.
Foto: Aluisão
Pista de Atletismo
Medirá 400 metros, a pista de atletismo terá espaço para os esportes, salto com varas, arremesso com dardos, gaiola para lançamento de dardo, martelo, salto em alturas e distancia. Outro ajuste que contribuirá para o bem estar dos visitantes vai ficar por conta das arquibancadas, com capacidade para receber um público de 3.5 mil pessoas, além de serem demarcadas por setores e pinturas. O projeto também prevê acessibilidade com foco nas pessoas com necessidades especiais. Pelas alterações necessárias para a construção do Complexo Olímpico, o campo de futebol será reduzido e corresponderá ao tamanho intermediário. A construção seguirá parâmetros internacionais, a fim de receber modalidades esportivas de todo o mundo.Para isso, uma equipe da Secel em conjunto com engenheiros do Deosp, visitou a Vila Olímpica em Manaus (AM), que serviu com base para o que será no futuro o Centro Olímpico do Aluísão.
Resgate do palco
Para o governador Confucio Moura, a construção do Centro trata-se do resgate histórico de um local, palco de momentos únicos vividos pela população desportista porto-velhenses. O valor inicial da obra, de acordo com o diretor-geral do Deosp, Lúcio Mosquini, é de R$ 12 milhões, verba que será alocada por meio do PIDISE (Programa Integrado de Desenvolvimento e Inclusão Socioeconômica do Estado de Rondônia). Com a aprovação pelo governador, Confúcio Moura, o projeto segue agora para licitação da empresa responsável pela construção, e só a ela caberá o prazo de finalização. Até a conclusão das obras o Estádio Aluízio Ferreira vai continuar interditado.
Futebol 7 Feminino
A Federação de Futebol 7 de Rondônia estará realizando neste domingo (31), à partir das 16 horas, na sede da AABB de Porto Velho a disputa da seletiva para o Brasileiro de Clubes, feminino, com a participação das equipes do Juventude e Asdericel. A equipe vencedora representará o estado, no certame nacional que acontecerá de 30 de Maio a 2 Junho, na cidade Florianópolis, em Santa Catarina. Para o presidente da federação, faltou empenho de algumas equipes de Porto Velho, uma vez que a entidade convocou a todos para a reunião, porém não houve a devida mobilidade. Apenas estas duas equipes mostraram interesse pela competição e estão recebendo todo apoio da federação. Após a definição do representante a federação começará as atividades de preparação física e técnica da equipe. Desde já a federação convida simpatizantes e torcedores para apoiar e prestigiar o evento.
Atleta especial
Como o diz o verbo popular, ?para ser um campeão você tem de ser especial". Aos 19 anos, o paratleta rondoniense Mateus Evangelista que sofreu uma paralisia cerebral no momento do parto, limitando os movimentos do lado direito do corpo e a fala, já pode ser considerado um vencedor. Colecionar medalhas virou rotina na vida do atleta, que antes de mergulhar no esporte trabalhava como flanelinha na capital de Rondônia para poder ajudar a mãe e as duas irmãs, com quem mora até hoje. Polivalente, Mateus se tornou velocista, lançador, saltador e goleiro. Agora, comemora a dupla convocação pela Seleção Brasileira, no Sub-20 do futsal e no atletismo, coisa que virou praxe na vida do competidor.
...