NOTAS DOS MUNICÍPIOS
VILHENA I
A Prefeitura de Vilhena adere ao SMC (Sistema Municipal de Cultura) que a partir da sua fundação vai integrar com o Sistema Nacional de Cultura. Na manhã de ontem (28), o prefeito Zé Rover assinou o termo referente a Lei nº 3.614 de março de 2013, que rege os princípios, objetivos, organização e gestão do Sistema Municipal de Cultura. O SMC tem como objetivo formular e implantar políticas públicas de cultura, democráticas e permanentes, pactuadas com a sociedade civil, promovendo desenvolvimento humano, social econômico com plenos exercícios dos direitos culturais e acesso aos bens e serviços culturais que valorize a cultura no município.
VILHENA II
Rover destacou a importância do sistema para o município e agentes culturais. ?A implementação das políticas públicas vai contribuir para a construção da cidadania cultural, qualificar e garantir a transparência da gestão cultural, reconhecer, proteger, valorizar e promover diversidade das expressões culturais além de outros fatores que vão de encontro com as necessidades culturais?, destacou o mandatário. A FCV (Fundação Cultural de Vilhena) está integrada ao SMC, e é um dos maiores agentes culturais do município e suas principais funções são o incentivo, a difusão e a promoção da prática e o desenvolvimento de atividades culturais e artísticas. Cabe ainda à Fundação conservar, administrar e zelar pelo patrimônio histórico, material, imaterial, dentre outros fatores.
JARU
Nesta época do ano, o movimento nos supermercados, peixarias é grande em busca de peixe. E para atender toda a procura, vários piscicultores estão mobilizados. Hoje o município de Jaru é responsável por uma das maiores produção do Estado. A expectativa dos comerciantes, é que durante a Quaresma, superar as vendas do ano passado, as variedades mais comuns de peixe encontrado são Tambaqui, Pintado, Bacalhau entre outros. Os piscicultores recebem vem investido a cada ano em melhorias na criação de peixes, aprendendo novas técnicas. Tudo isso pensando em dar um bom resultado na hora do consumido. Durante a Semana Santa você poderá encontrar alguns pontos na cidade comercializando peixes vivos e fresquinho.
CACOAL
De fevereiro de 2012 a fevereiro de 2013, o HRC, registrou uma média de ocupação de 54 por cento, segundo informações da Coordenação de Enfermagem. O aumento de 67 por cento nas internações é resultado de uma série de ações desenvolvidas pela Direção do hospital, seguindo as diretrizes estabelecidas no Pacto que foi determinado pelo governador Confúcio Moura. Segundo o Ministério da Saúde, a taxa de ocupação considerada ideal para uma unidade hospitalar é variável entre 80 e 90 por cento, pois uma taxa abaixo de 80por cento produz um aumento no custo da internação, enquanto que uma taxa acima de 90 por cento provoca um aumento das intercorrências hospitalares e aumento das taxas de infecção hospitalar. O indicador usado para avaliar o quantitativo de internações hospitalares é a taxa de ocupação dos leitos, que representa o número de leitos hospitalares ocupados em relação percentual ao número de leitos totais disponibilizados pelo hospital.
...