Correio Popular Notícia




PPI revoluciona saúde em Ji-Paraná

Data da notícia: 03/04/2013
Foto:

[IMG]http://www.correiopopular.net/LKN/Minhas Imagens/20130403-151.jpg[/IMG] >A qualidade da saúde pública na região Central é tema da Programação Pactuada e Integrada no município
(Da Redação) A saúde pública ganha novos contornos a partir da realização da PPI (Programação Pactuada e Integrada), que terá início às 14 horas de hoje (3), no auditório da 3ª CIRETRAN (Circunscrição Regional de Trânsito), em Ji-Paraná. Participam do evento secretários e técnicos da saúde da Regional de Saúde de Ji-Paraná composta por 17 municípios da região Central e das cidades localizadas ao longo da rodovia BR-429.
O objetivo do evento, que segue até a próxima sexta-feira (5), é de organizar a saúde pública na região melhorando o fluxo de atendimento. ?Cada município deverá pactuar o que compete a cada um no que tange à Atenção Básica, Vigilância em Saúde, média e alta complexidade?, exemplifica Vanderlei Nunes, o chefe da 1ª GRS (Gerência Regional de Saúde de Ji-Paraná), da Secretaria Estadual de Saúde.
Segundo Vanderlei Nunes, pela localização e os recursos técnicos que dispõe a 1ª GRS comanda o evento em parceria com os demais municípios. ?É uma cooperação entre todos para que ofertemos saúde com mais qualidade?, resume Vanderlei Nunes.
A Programação Pactuada e Integrada é um processo instituído no âmbito do SUS (Sistema Único de Saúde), onde, em consonância com o planejamento em saúde, são definidas e quantificadas as ações para a população residente em cada município, bem como efetuados os pactos inter gestores para garantia de acesso da população aos serviços de saúde.
Vanderlei informou que essa pactuação quer dizer que cada município deverá fazer literalmente o dever de casa. ?O cidadão tem o direito de ter, no mínimo, o atendimento básico na origem dele?, sentencia Nunes, referindo ao atendimento de consultas e pequenos procedimentos como pré-natal e parto normal, por exemplo. Além disso, informa Nunes, a PPI servirá também para planejar o fluxo assistencial de saúde em toda a região. Com informações da Assessoria.

Fonte:






Noticia vista 1502 vezes


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.