MEGAFONE
RAUPP ALEGRE
O líder do PMDB no Senado, Valdir Raupp, destacou o desempenho de seu partido no pleito do último domingo e otimizou os resultados obtidos em Rondônia, onde o partido conquistou 12 prefeituras, tendo feito ainda seis vice-prefeitos e apoiado outras três candidaturas vitoriosas, em coligação. Em todo o país foram 17,9 milhões de votos para prefeito e 11,3 milhões para vereadores. O partido conquistou 8.468 mandatos legislativos, 7.213 isoladamente e os demais em coligação, tornando-se "a maior força política das câmaras municipais".
MULHERES
E reduziu o número de mulheres à frente das prefeituras rondonienses. Caiu de para apenas três: Eloísa Bertoletti (PTB ? Primavera), Jacqueline Mesquita (PR ? Costa Marques) e Ediane (PTN ? Rio Crespo). Das que saem, a maior perdedora é Mileni Mota (PTB), prefeita de Rolim de Moura, que teve sua candidatura impugnada e ainda aguarda decisão final da Justiça Eleitoral.
SALVO CONDUTO
Uma situação interessante aconteceu no último domingo, quando três habeas corpus com pedido de salvo-conduto foram impetrados no TRE-RO. Os requerentes foram Edvaldo Soares (candidato a prefeito), Antelmo Ferreira (candidato a vice-prefeito), Isaú Fonseca e Valmir Pereira (candidatos a vereador), todos do município de Ji-Paraná. Eles alegavam que estavam com receio de serem presos, caso os mesmos continuassem a andar nas ruas de Ji-Paraná ou visitassem as escolas e seções eleitorais, no dia do pleito. A Justiça eleitoral acabou por atendê-los e eles puderam circular livremente.
SEM HC
A verdade é que para a maioria dos requerentes, de nada adiantou nem o pedido, nem a liberação, pelo menos em termos eleitorais. É que Edvaldo e Antelmo perderam as eleições e Valmir também não conseguiu se eleger vereador.
APENAS 44 VOTOS
A cidade de Pimenteiras do Oeste, que tem apenas 2.215 eleitores e 6 seções eleitorais, entrou para a história destas eleições de 2008, ao eleger o vereador menos votado do estado. O petebista Décio José Zanata precisou de apenas 44 votos para eleger-se vereador.
E-MAIL FALSO
A Justiça Eleitoral de Rondônia recebeu a informação de que está circulando um e-mail falso em nome do ter, no qual há uma mensagem de intimação aos mesários que não atenderam a convocação da Justiça Eleitoral e de que aquele que não votou terá seu título cancelado. O Tribunal esclarece que não envia informações por e-mail. Logo, aqueles que receberem tal mensagem devem desconsiderá-la, pois não são oficiais.
...