Correio Popular Notícia




Bancos em Rondônia estão obrigados a publicar serviços gratuitos

Data da notícia: 06/04/2013
Foto:

[IMG]http://www.correiopopular.net/LKN/Minhas Imagens/20130406-243.jpg[/IMG] (Da Redação) A Assembleia Legislativa aprovou e o governador Confúcio Moura (PMDB) sancionou um projeto de lei de autoria do deputado Luizinho Goebel (PV) que obriga bancos e demais instituições financeiras de Rondônia a disponibilizar em local acessível e visível aos clientes tabela de produtos e serviços que são gratuitos. Publicada em 12 de março passado, os bancos tem a partir dessa data sessenta dias para se adequar a legislação. O não cumprimento por parte dos bancos prevê multas com base na lei federal 8.078/90.
Em sua justificativa o deputado assinalou que muitos consumidores deixam de utilizar serviços e produtos gratuitos por desconhecerem o seu direito que os bancos não publicam em local visível. Segundo ele a cultura de respeitar os direitos dos consumidores ainda não está enraizada no país e às vezes para fazer valer seus direitos os consumidores necessitam recorrer ao Judiciário.
Segundo o deputado as instituições financeiras utilizam de vários estratagemas para esconder dos clientes os seus direitos de gratuidade de serviços previstos desde 2008 pelo Banco Central e o Conselho Monetário Nacional. Com a cobrança de tarifas que deveriam ser gratuitas os bancos arrecadam mais do que gastam com a folha de pagamento ? 20 % de tudo o que arrecadam e 130% da remuneração dos servidores. Segundo o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (IDEC), 80% dos 112 milhões de correntistas brasileiros desconhecem os chamados serviços essenciais que são gratuitos porque os bancos simplesmente não informam, o que comprova a má-fé das instituições.
Conforme publicou a Revista do Sindicato Nacional dos Funcionários do Banco Central, na maioria das agências essa tabela de serviços essenciais gratuitos está em locais estrategicamente escolhidos para o consumidor não tomar conhecimento. ?A importância dessa lei é exatamente para corrigir esse problema, publicando essa tabela gratuita de serviços em locais visíveis para os clientes saberem dos seus direitos e deles puderem usufruir?, disse o deputado. Com informações da ALE ? Assessoria.

Fonte:






Noticia vista 1365 vezes


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.