Agricultura faz treinamento para controle da Peste Suína Clássica
(Da Redação) Cerca de 50 médicos veterinários e técnicos da Defesa Agropecuária, da secretaria estadual de Agricultura, foram capacitados para realização de inquérito sorológico de Peste Suína Clássica. O treinamento aconteceu na última terça-feira (2) e quarta-feira (3), no Colégio Agrícola Nilo Peçanha - CANP, em Pinheiral, no Sul fluminense, no Rio de Janeiro, constou de reunião técnica com aplicação Prática.
Ministrado em parceria com médicos veterinários do IDARON (Instituto de Defesa Agropecuária de Rondônia), abordou a coordenação do inquérito em sua parte teórica, enquanto a coleta e o armazenamento do soro sanguíneo de suínos constituíram a prática da capacitação.
O médico veterinário, coordenador da Defesa Sanitária Animal da secretaria, Virginio Pereira, explicou que o levantamento visa identificar a condição epidemiológica do plantel suíno no estado, ação que já vem sendo realizada em outras unidades da federação, para atender as diretrizes do Programa Nacional de Sanidade de Suídeos. ?A amostragem envolverá mais de 3 mil animais, em 316 propriedades rurais, de todas as regiões fluminenses. Todas as amostras serão encaminhadas para o LANAGRO, em Pedro Leopoldo ? MG, que integra a rede nacional de laboratórios do ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento? acrescentou.
Durante a abertura do treinamento, o superintendente de Defesa Agropecuária, da secretaria estadual de Agricultura, Paulo Henrique Moraes destacou a importância da ação e os resultados positivos da parceria com as instituições de ensino técnico, promovendo a troca de informações e auxílio mútuo.
?O Estado do Rio é classificado como área Livre da Peste Suína Clássica e, para manter esse status, precisa comprovar a inexistência da doença. Outro ponto relevante deste treinamento é estar sendo realizado nas dependências do CANP. Iniciativas como esta aproximam alunos do curso técnico em agropecuária do serviço oficial. Muitos dos que sairão deste Colégio Agrícola, estarão servindo aos produtores rurais em atividades como as executadas pela defesa agropecuária estadual?, frisou.
A peste suína clássica é uma doença infecciosa caracterizada por febre e hemorragia, que acomete os suídeos, sendo altamente contagiosa. Em termos econômicos, a doença é considerada uma das mais graves, por sua frequência, facilidade de disseminação e alta índice de mortalidade. Além disso, muitas vezes está diretamente relacionada a distúrbios reprodutivos desses animais.
Participaram também da abertura do treinamento, Carlos Eduardo Menezes - diretor do CANP/IFERJ, Rômulo Spinelli ? coordenador do Programa Nacional de Sanidade de Suídeos e o secretário municipal de Ambiente e Desenvolvimento Rural, Marlon Sarubi. Com informações da Assessoria.
...