Correio Popular Notícia




Governo autoriza reajuste nos preços dos medicamentos

Data da notícia: 06/04/2013
Foto:

[IMG]http://www.correiopopular.net/LKN/Minhas Imagens/20130406-121.jpg[/IMG] (Da Redação) Uma Resolução da Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (Cmed) publicada na última quinta-feira (4) no Diário Oficial da União autorizou o reajuste de até 6,31% nos preços dos remédios.
As alterações valem para três grupos de medicamentos, definidos de acordo com o nível de participação de genéricos. Na categoria com maior participação, onde os genéricos representam 20% ou mais do faturamento, o reajuste autorizado pode chegar ao teto de 6,31%. Para remédios com faturamento de genéricos entre 15% e 20%, o reajuste autorizado é de até 4,51%.
Já entre os medicamentos com menor participação de genéricos (faturamento menor que 15%), a Cmed autorizou um reajuste até 2,7%. No ano passado, o reajuste autorizado pelo governo para medicamentos vendidos em todo o país chegou a 5,85%.

NECESSIDADE ? Para a aposentada Beatriz Vasconcelos, que gasta cerca de R$ 200 por mês com medicamentos, o governo deveria evitar o aumento. "Ninguém compra remédio por esporte. O governo deveria tirar imposto dos remédios, assim como faz com o carro", disse a ex-professora.
O Sindicato da Indústria de Produtos Farmacêuticos do Estado de São Paulo (Sindusfarma), criticou o reajuste, dizendo que o percentual é baixo e não repõe as perdas para a inflação. "Mais uma vez, o governo aplicou um discutível cálculo de produtividade que reduz o índice de reajuste e prejudica muitas empresas, ao impedi-las de repor o aumento de custos de produção do período", informou a entidade em nota divulgada na imprensa. Com informações da Agência Brasil e do site Folha On Line.

Fonte:






Noticia vista 1490 vezes


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.