Correio Popular Notícia




Semusa realiza campanha contra Hanseníase

Data da notícia: 10/04/2013
Foto:

(Da Redação) Uma importante campanha na área da saúde está acontecendo em Ji-Paraná com objetivo de tratar, de forma preventiva, problemas como a hanseníase e as verminoses. Em parceria com o Ministério da Saúde, estão sendo disponibilizados 19 mil kits contendo panfleto informativo, jogo educativo e uma dose da medicação albendazol. Esses kits serão entregues às crianças de 5 a 14 anos, nas escolas públicas municipais e estaduais.

[IMG]http://www.correiopopular.net/LKN/Minhas Imagens/20130410-151.jpg[/IMG] De acordo com Eliana Pereira, diretora da Divisão de Epidemiologia da SEMUSA (Secretaria Municipal de Saúde), está sendo realizado um trabalho de sensibilização junto aos pais e responsáveis dos jovens que se encaixam na faixa etária a ser contemplada, para que os mesmos entendam a importância desta campanha, autorizando e levando seus menores para receberem a dose da medicação. ?Já estamos estendendo o prazo para adesão dos alunos, que acontecerá durante toda esta semana, pois temos estes 19 mil kits disponíveis e ainda não tivemos a adesão que esperávamos. Esta é uma campanha preventiva, onde os alunos poderão identificar se possuem algum sintoma da hanseníase e assim tratá-la já no início, evitando grandes sequelas. Outro ponto muito importante é o tratamento contra as verminoses. Crianças acometidas por vermes deixam de frequentar as aulas, pois os sintomas desagradáveis causam esta evasão escolar. Elas também não possuem desenvolvimento cognitivo adequado, não acompanhando a contento o currículo escolar?, explicou Eliana.
O albendazol é um medicamento utilizado para o tratamento de verminoses. De modo geral, a maioria das pessoas com verminoses apresenta quadro de dor abdominal, cólicas, náuseas, vômitos, diarreias, perda de peso, anemia, febre e quadros respiratórios.

CARTILHA - A cartilha com informações sobre a hanseníase é de grande importância para o diagnóstico precoce da doença, pois o reconhecimento imediato dos quadros reacionais garantem a interrupção da cadeia de transmissão e é uma das prioridades para prevenção de incapacidades físicas.
Segundo o Ministério da Saúde estas incapacidades e deformidades podem acarretar alguns problemas, tais como diminuição da capacidade de trabalho, limitação da vida social e problemas psicológicos. ?De posse destas autorizações vamos preparar um calendário para que os pais levem as crianças aos Postos de Saúde do seu bairro e lá recebam a medicação. São raros os casos de alergia ao medicamento, sendo ele muito bem aceito?, disse Adonias Rosa Pereira, enfermeiro da Divisão de Epidemiologia, ressaltando que esta medicação combate os vermes da esquistossomose, ancilostomíase, ascaridíase, enterobius vermicularis e trichuris trichiuris. Com informações da Assessoria.

Fonte:






Noticia vista 1551 vezes


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.