Correio Popular Notícia




Grupo de pesquisa desenvolve técnicas de Biologia Molecular

Data da notícia: 11/04/2013
Foto:

(Da Redação) O grupo de pesquisa ?Biodiversidade Amazônica: novas perspectivas para os alimentos funcionais? do CEULJI/ULBRA (Centro Universitário Luterano de Ji-Paraná), segue desenvolvendo dois experimentos junto aos Laboratórios de Pesquisas Biomédicas e de Biologia Molecular do Complexo de Laboratórios-Escola da Instituição e ao Biotério.

[IMG]http://www.correiopopular.net/LKN/Minhas Imagens/20130411-152.jpg[/IMG] O grupo de pesquisa iniciou os experimentos dos projetos de pesquisa "Avaliação dos efeitos da administração do camu-camu (Myrciaria dúbia) sobre parâmetros antigenotóxicos e fisiopatológicos de ratos? e ?Avaliação dos efeitos fiológicos, metabólicos e da atividade antioxidante do fruto do tucumã (Astrocaryum aculeatum) em ratos".
A pesquisadora biomédica Bruna Kempfer Bassoli, docente do Ceulji/Ulbra, ressalta que a Biologia Molecular é uma ferramenta de grande valia para a avaliação de fenômenos biológicos e que na condução desses projetos de pesquisa realizaremos inserções na área de Biologia Molecular em parceria com o Curso de Ciências Biológicas, onde docentes como o professor Francisco Carlos da Silva e acadêmicos que desenvolveram trabalhos na área já padronizaram protocolos experimentais de Biologia Molecular como o da técnica do ?Cometa?, um teste de genotoxicidade amplamente aceito pela comunidade científica, que detecta danos primários causados no DNA e apresenta as vantagens de ser simples, rápido, sensível e de baixo custo.
A docente ressalta que essa técnica será utilizada para gerar dados para projetos de pesquisa. Nesse primeiro semestre de 2013 o grupo de pesquisa também contará com o apoio das acadêmicas do curso de Biomedicina Adriana, Thais, Nayara, Bruna e Juliane, representando uma ótima oportunidade de aprendizado, não só acerca das técnicas de biologia molecular, mas também de desenvolvimento de pesquisa em equipes e de forma multidisciplinar. Com informações da Assessoria.

Fonte:






Noticia vista 1780 vezes


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.