OCORRÊNCIAS POLICIAIS
Atentado a bala
A tentativa de homicídio praticada contra o casal Cristiane e Davi aconteceu no fim da noite da última quarta-feira (10), em uma residência localizada no bairro Socialista setor leste de Porto Velho. Segundo testemunhas, um homem identificado apenas pela alcunha de ?Cara de Velha? invadiu o local armado com um revolver, e efetuou vários disparos contra as vítimas. Depois do atentado o atirador fugiu tomando rumo ignorado. Cristiane e Davi estavam deitados prontos para dormir. O casal foi socorrido em situação delicada para a UPA da região e em seguida conduzidos até o JP II. A ocorrência foi registrada na Delegacia de Homicídios que abriu investigação.
Aperfeiçoamento
Um curso muito aguardado pela policia militar de todo o país, por oferecer ao policial um aperfeiçoamento na missão de servir e proteger a sociedade, especialmente quando gera tumulto e aglomerações de pessoas com o objetivo de atingir a um determinado grupo ou pessoa individual. Cerca de 40 policiais da PM de Rondônia, Distrito Federal, Acre, Bahia, Pará, e Base Aérea de Porto Velho, participam do Curso de Operações de Choque da Polícia Militar do Estado de Rondônia que teve início em 11 de março e término previsto para 21 de abril deste ano.
De acordo com o coronel PM Cesar, Comandante Geral da Corporação, o governador Confúcio Moura atendeu a uma antiga reivindicação dos policiais militares que deixavam Rondônia na busca destes conhecimentos, gerando despesas ao Estado e ao participante.
Choque ligeiro
Uma das disciplinas desenvolvida esta semana, o choque ligeiro, tem por objetivo capacitar os integrantes deste Pelotão, em ações de choque com emprego de viaturas leves, bem como o emprego tático no policiamento motorizado, visando o atendimento mais rápido em situações como assalto a banco, desinterdição de via, intervenção em presídios, atuar em varreduras e barreiras em locais de alto índice criminal, bem como apoiar as viaturas de serviço ordinário em ocorrências complexas, tendo como instrutor o 2º tenente PM Erasmo.
Situações reais
Houve treinamento em vários locais de Porto Velho simulando situações reais onde os alunos passaram pelo estresse de atendimento de ocorrências de alto risco como: desinterdição da Avenida Jorge Teixeira (simulando manifestantes e impedindo o trânsito de veículos naquele local), barreira realizada nas Avenida Jatuarana e Mamoré (onde inclusive foi apreendida uma arma de fogo), cumprimento de mandado de prisão na rua Treze, Bairro Mocambo, intervenção rápida no presídio Urso Branco (simulando início de rebelião em uma das alas), abordagem simulando assalto ao Banco do Brasil da Presidente Dutra e Banco do Brasil agência da D. Pedro II.
...