OCORRÊNCIAS POLICIAIS
Estuprador
Após 15 horas de julgamento, Janderson Alves dos Santos recebeu a pena de vinte e três anos e seis meses de reclusão, a ser cumprida inicialmente no regime fechado. Ele foi condenado por ter assassinado cruelmente uma adolescente de 15 anos de idade, após tê-la estuprado. A sessão, ocorrida na última quinta-feira, no plenário do 1º Tribunal do Júri da comarca de Porto Velho (RO), foi presidida pelo juiz de direito Enio Salvador Vaz, titular da 1ª Vara do Tribunal do Júri.
Condenado
O Conselho de Sentença, representado por sete jurados, reunido em sala secreta, por maioria de votos, decidiu que o acusado cometeu o crime de homicídio duplamente qualificado e de estupro qualificado, rejeitando a tese de negativa de autoria de ambos os crimes e de ausência de materialidade do crime de estupro. Após a decisão soberana do Egrégio Tribunal Popular, o magistrado fixou a pena. Na sentença condenatória ele disse que a conduta do réu evidencia que ele foi perverso e impiedoso para com a vítima.
Crime brutal
Ainda na sentença, o juiz Enio Salvador escreveu que, "embora a morte seja consequência natural do crime de homicídio, no caso é inegável que a retirada abrupta e trágica de uma filha de quinze anos do seio de sua família causa um forte abalo emocional, marcando profundamente os entes queridos. Assim, visando a reprovação e a prevenção do crime, sopesadas as circunstâncias judiciais, com destaque para a culpabilidade e consequência do crime". Enio Salvador também consignou que foram reconhecidas duas qualificadoras pelos jurados. A morte por asfixia e a ocultação do cadáver foram reconhecidas pelo Conselho de Sentença. O réu ainda teve a pena atenuada em dois anos, por ter confessado voluntariamente o crime perante a autoridade policial.
Estupro e morte
Segundo consta no processo, o crime ocorreu na manhã do dia 30 de junho de 2011, quando Jederson abordou a vítima, levando-a em um veículo até a estrada dos Periquitos. No local, mediante violência e grave ameaça exercida com uma arma branca do tipo faca, obrigou a adolescente a ter com ele conjunção carnal. Ainda, conforme a denúncia (peça de acusação), o réu após praticar o estupro teria desferido contra ela diversos golpes com um pedaço de pau, causando-lhe fratura na mandíbula e inúmeras escoriações pelo corpo, tendo ainda asfixiado a mesma, além de tê-la golpeado com uma faca, cortado sua traqueia e esôfago, bem como a coluna cervical, com rompimento da medula óssea. Para tentar ocultar o cadáver, ele também ateou fogo no corpo da adolescente.
Comando Saúde
Aconteceu na última quarta-feira (10), o primeiro Comando de Saúde nas Rodovias ? CSR de 2013,realizado no pátio do Auto Posto Carga Pesada, no Km 709 da BR 364, em Porto Velho.
O evento contou com a parceria do SEST/Senat, Sesc/RO, Eucatur, Hospital de Guarnição, Detran/RO, Semusa, Semes, Policlínica Oswaldo Cruz, CBMRO, Profile, Espaço Herbalife e Tendas Dois Irmãos. Por meio destas parcerias foram prestados serviços tais como: testes rápidos de sífilis e HIV, orientação a cerca de contágio e prevenção destas patologias, corte de cabelo, orientação sobre boa saúde, orientações de dentistas acerca da boa higiene bucal e distribuição de material odontológico, orientações psicológicas para manter a boa convivência familiar e diminuir o estresse de trabalho, orientações de fisioterapia para diminuir o sedentarismo.
75 atendimentos
Ao término do Comando Saúde foram computados o total de 75 atendimentos, sendo todos os atendimentos aos motoristas profissionais. Dos atendimentos aos motoristas profissionais, 57 trabalham com carga horária excessiva, 52 motoristas estão com o peso alterado e 57 motoristas apresentam a taxa de colesterol alterada.
Bebe morre
Um bebê, de apenas três meses, morreu na noite da última quinta-feira, durante um grave acidente no Km 50 da BR-364, sentido Ariquemes. A criança estava no colo da mãe, que viajava em um caminhão para Porto Velho. Segundo apurou a PRF, o caminhão estava com o pneu furado e ao fazer uma manobra para entrar em um posto, a roda travou no meio da pista. Um EcoSport que seguia na direção contrária colidiu frontalmente com o caminhão e o bebê foi arremessado para fora da cabine, caindo no asfalto. Uma condutora e uma passageira do veículo pequeno sofreram escoriações e foram socorridas ao Pronto Socorro João Paulo II. O motorista do caminhão, identificado como Josiel Siaqueta de Souza, e a mãe da criança, Luciana Arebalo, nada sofreram.
...