Correio Popular Notícia



RONDÔNIA
Porto Velho inaugura a Primeira Escola Bilíngue do Norte

Data da notícia: 13/04/2013
Foto:

(Da Redação) Foi inaugurada nesta sexta-feira (12), a Escola Municipal Bilíngue para Surdos de Porto Velho. O Hino Nacional foi cantado em libras e em Português pelos presentes e, após isso, ocorreram discursos e o descerramento da placa inaugural.

[IMG]http://www.correiopopular.net/LKN/Minhas Imagens/20130413-121.jpg[/IMG] A diretora da Escola Bilíngue, Ariana Boaventura, assim como Indira Stédile, da Associação dos Surdos de Porto Velho, foram elogiadas pelos oradores, mas o prefeito, especialmente, teceu grandes elogios aos esforços de ambas para que a Escola se tornasse uma realidade no município. ?Há muito discurso sobre a integração das pessoas com necessidades especiais na sociedade, mas ações concretas do poder público são raras. Nesse sentido, a Escola Bilíngue de Porto Velho marca uma nova etapa no sistema educacional, não somente do município de Porto Velho, mas de nosso estado?, declarou o secretário municipal da Educação, Marcos Rocha.
Segundo as declarações do prefeito Mauro Nazif, a instalação da Escola Bilíngue inaugura uma nova forma de tratamento para os deficientes auditivos em Porto Velho. ?Devemos agradecer os vereadores que votaram rapidamente todos os assuntos ligados a essa iniciativa da Escola. Agradecemos também o trabalho incansável das professoras Ariana e Indira para que essa escola se tornasse uma realidade. Todos somos contemplados com essa inauguração, pois uma cidade que sabe tratar bem seus cidadãos é uma cidade em que vale a pena viver?, declarou o prefeito.

ESTRUTURA - A Escola Municipal Bilíngue de Porto Velho está aparelhada para atender a 150 alunos e contêm quatro salas de aula, cozinha, auditório para eventos, secretaria e diretoria. O atendimento será dado da pré-escola ao quinto ano do fundamental. ?Após essa etapa, o aluno que quiser continuar sua formação em outras escolas poderão fazer isso com naturalidade, porque já aprenderam a dominar suficientemente as duas línguas, a libras e o português, para atingirem êxito em suas necessidades de comunicação?, esclarece o secretário Rocha.
?Uma cidade que tem oito mil surdos precisa agir se quiser realmente promover integração social. Com a inauguração dessa escola já estamos dando um passo para promover justiça a um grupo deixado às margens?, declarou o prefeito. Com informações da Assessoria.

Fonte:






Noticia vista 1563 vezes


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.